Dia Nacional da Educação a Distância: há 30 anos UFLA iniciava sua atuação na EaD

Em 27 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Educação a Distância (EaD), instituído pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), como maneira de sensibilizar e informar a sociedade sobre a importância da EaD no Brasil.

A UFLA iniciou sua atuação na Educação a Distância em 1987, em parceria com a Associação Brasileira de Ensino Agrícola Superior (ABEAS), por meio da oferta de cursos de pós-graduação lato-sensu, quando ainda era denominada Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL). Apenas alguns anos antes, em 1982, é que começaram a ser oferecidos cursos de pós-graduação lato-sensu a distância no País, graças à iniciativa da ABEAS.

Deve-se destacar o papel importante do edital lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2005: o Pró-Formar, com a oferta do curso de Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil – modalidade a distância. Foi formada uma parceria interinstitucional estabelecida pelo consórcio Pró-Formar entre diversas universidades brasileiras. Assim, foi assinado no dia 11 de outubro de 2005, o convênio entre a UFLA e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para oferecer dois cursos a distância: um de pós-graduação em Tutoria em EaD e outro de Licenciatura em Pedagogia para Educação Infantil.

Em 2006, o curso piloto de graduação em Administração inaugurou a modalidade de educação a distância pelo sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFLA. Havia a participação de 25 universidades públicas brasileiras – federais e estaduais –, contando com mais de 10.000 estudantes em vários Estados. Em 2011 a UFLA formou 264 bacharéis no curso de Administração Piloto da UAB.

Além da experiência com o curso Piloto de Bacharelado em Administração, a UFLA vem desenvolvendo o curso de Bacharelado em Administração Pública na modalidade a distância por meio do Programa Nacional de Formação de Administradores Públicos (PNAP), que também está sendo ofertado por diversas universidades brasileiras.

No âmbito da Pós-Graduação Lato Sensu pelo sistema UAB, a UFLA passou a ofertar três cursos a partir de 2011: Produção de Material Didático para a Diversidade, Educação Ambiental e Gênero e Diversidade na Escola, que vem sendo ofertados via Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).

A partir de 2013, passou-se a ofertar também em parceria com a Secadi o curso de extensão em Escolas Sustentáveis e COM-Vida. No 2º semestre de 2014 iniciaram os cursos de especialização em Produção de Material Didático para o Linux Educacional e Especialização em Uso Educacional da Internet.

Na Pós-Graduação Stricto Sensu, também pelo sistema UAB, a UFLA oferta o curso de Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) em rede nacional com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática.

Aula inaugural da Pedagogia a distância

Em 2011, a UFLA iniciou a primeira oferta dos cursos de Licenciatura em Letras – Português e suas literaturas, Letras – Inglês e suas literaturas e Filosofia; e em 2012 a 1ª turma do curso de Licenciatura em Pedagogia. Ambos ofertados na modalidade a distância no âmbito da UAB.

No ano de 2017, a UFLA ofertou novas turmas para três cursos de graduação (Administração Pública, Letras-Português e Pedagogia), de dois de pós-graduação lato sensu já existentes pelo sistema UAB – Produção de Material Didático para o Linux Educacional e Uso Educacional da Internet, e mais dois cursos novos de pós-graduação – Gestão Pública e Gestão Pública Municipal.

Diretoria de Educação a Distância

Dired/UFLA

A Diretoria de Educação a Distância (Dired) da UFLA, na época Centro de Educação a Distância (Cead) teve início em 2007. Uma unidade acadêmica com vistas a assessorar as ações em educação a distância e semipresencial da Universidade. Para o cumprimento de suas metas e ações, a Dired conta com o apoio de docentes coordenadores renomados, uma equipe de profissionais qualificados, estrutura física e recursos didáticos, pedagógicos e tecnológicos para garantir a efetividade das ações educacionais e a satisfação de docentes e discentes.

São 10 anos de mais visibilidade e responsabilidade Institucional. Anos de muito trabalho e de conquistas, que abrangem além das ações em cursos ofertados a distância, como a inserção de apoio tecnológico no ensino presencial, como a criação do Campus Virtual; a promoção de capacitação docente para fomento e disseminação do uso de tecnologias educacionais em sala de aula, e outras sempre na busca pela inovação de abordagens pedagógicas que contribuam para o processo ensino-aprendizagem na UFLA.

Dados gerais

Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), 15% de todos os universitários brasileiros estão cursando ensino superior por meio da internet, em programas credenciados pelo MEC.

De acordo com o último Censo da ABED, a educação a distância contabilizou quase 4 milhões de novos alunos em 2016. Em média, 76% trabalham e estudam. A taxa de evasão foi reduzida de 37% em 2015 para 25% em 2016.