Solenidade marca a abertura do X Simpósio de Pecuária de Corte (Simpec)

Solenidade de abertura, no Salão de Convenções

Teve início na manhã desta quinta-feira (9/11) o Simpósio de Pecuária de Corte (Simpec) e V International Symposium of Beef Cattle Production na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Com a temática “Integrando ciência, prática e profissionalismo na bovinocultura de corte”, o evento ocorrerá até sábado (11/11).

O Simpec é realizado desde 2001 pelo Núcleo de Estudos em Pecuária de Corte (Nepec) da UFLA. Há cinco edições, o evento passou a contar com palestrantes e participantes de outros países, tornando-se assim o International Symposium of Beef Cattle Production. O Simpec já contou com cerca de 3000 participantes (uma média de mais de 300 por edição).

Reitor da UFLA na Solenidade de abertura

Durante a solenidade de abertura, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UFLA e orientador do Nepec, professor Mateus Pies Gionbelli, destacou a qualidade desta edição e o novo formato do evento, voltado para a integração. Serão mais palestras de menor duração. A cada duas palestras, de temas relacionados, será realizado um painel de discussão sobre o tema. Haverá também uma tarde inteira só para apresentação e discussão sobre casos de sucesso na pecuária de corte. No terceiro dia do evento, o Simpec ganhará a primeira edição da inédita “Feira de Carreiras em Bovinocultura de Corte”.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, presente na solenidade de abertura, ressaltou a importância dos núcleos de estudos na Universidade. “É muito importante que nossos estudantes estejam aprendendo com esses eventos, com cientistas do mais alto gabarito. É sempre um prazer ver tanta gente jovem participando de um evento assim”. Scolforo destacou ainda o crescimento da Zootecnia na UFLA. “A nossa Universidade é uma instituição historicamente fundamentada no mundo agrícola. É importante salientarmos a última avaliação do Programa de Pós-Graduação da Zootecnia na Capes, que obteve nota 6, correspondendo a um curso de qualidade internacional”.

Palestra de abertura

Também estiveram presentes na solenidade, o pró-reitor adjunto de Pós-Graduação e coorientador do Nepec, professor Márcio Machado Ladeira; o subchefe do Departamento de Zootecnia, professor Daniel Rume Casagrande; o representante do Conselho Regional de Medicina Veterinária Adauto Ferreira Barcelos; o coordenador do curso de Zootecnia, professor Rony Antônio Ferreira; e o coordenador geral do Nepec, estudante de Zootecnia, José Maria de Oliveira Júnior.

O Simpósio contará com 32 profissionais renomados, sendo seis internacionais. É um evento de integração em pecuária de corte. Integração de conhecimentos, vivências, networking e ideias. Integrando tudo isso com pecuaristas, pesquisadores, profissionais liberais, gerentes, CEO’s, técnicos de campo, estudantes, entre outros.​