Professor da UFLA apresenta projeto de pesquisa na Exposição de Cafés da Colômbia



31 de outubro de 2017, 4:52 pm , com 873 visualizações

Entre os dias 19 e 21 de outubro foi realizado em Bogotá, na Colômbia, o Cafés de Colombia Expo 2017. O professor do Departamento de Engenharia (DEG) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Fábio Moreira, esteve presente para apresentar o projeto de pesquisa do qual é orientador, em parceria com o professor Carlos Eduardo Silva Volpato (coorientador) e com o estudante de doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola Miguel Ángel Díaz Herrera.

O professor Fábio abordou a revolução no processo produtivo agrícola desde a invenção dos motores, com o qual a maioria das máquinas agrícolas se move. Ele afirma que esse foi um marco para aumentar a produtividade no campo; porém, devido ao aumento da população mundial e o crescimento da procura por alimentos, os agricultores estão cada vez mais sob pressão para garantir a produção, ainda mais com o agravante da redução da mão de obra rural.

Fábio ressaltou as pesquisas desenvolvidas na UFLA sobre o desenvolvimento de máquinas agrícolas seletivas, em que os derriçadores portáteis, junto com a habilidade de manejo do operador, selecionam os frutos maduros. Na ocasião, o projeto de doutorado de Miguel foi aprovado integralmente.

“As menores inclinações das áreas de produção são mais suscetíveis à mecanização”, afirma Fábio. Nesse sentido, demonstrou os parâmetros de desempenho operacional da mecanização da cafeicultura brasileira e explanou sobre o terraceamento das lavouras em áreas mais inclinadas no Brasil. “Essa prática permite utilizar máquinas portáteis, pequenos tratores e triciclos para o manejo da lavoura no método sanitário do cultivo e na colheita semimecanizada” – concluiu.

Em um momento em que a Federação Nacional de Produtores de Café (FNC) está explorando maneiras de tornar a coleta seletiva de café mais eficiente na Colômbia, Moreira alertou que os solos vulcânicos do país podem ser um complicador para o terraceamento, devido a problemas de erosão, e sugeriu atenuações nesse sentido.

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista Dcom/Fapemig

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Arquivo