QS Latin America 2018: UFLA figura entre as 100 melhores universidades da América Latina

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) aprimorou seu desempenho no ranking QS Latin America 2018, em relação à avaliação anterior. A Instituição ocupa, na lista mais recente, a posição 99 entre as universidades, em comparação à 126ª colocação no cálculo de 2017. A performance também foi melhor considerando-se somente as instituições brasileiras: a UFLA saltou da 34ª colocação, no ano passado, para a 27ª, entre as 83 universidades nacionais avaliadas. Entre as universidades federais mineiras, a UFLA ocupa a 3ª posição.

Esse ranking é obtido a partir dos seguintes indicadores: reputação acadêmica, reputação da instituição entre os empresários, número de estudantes, proporção de docentes com doutorado, número de publicações em relação ao número de docentes, citações de artigos, impacto na internet e participação em redes internacionais de pesquisa.

Nesses indicadores, três impulsionaram o desempenho da UFLA: o número de publicações por docente, no qual a instituição ficou em sexto lugar na América Latina; sua alta proporção de docentes com doutorado, comprovada pela 9ª posição ; e participação em redes internacionais de pesquisa, na qual obteve a 30ª colocação (números relativos às instituições da América Latina).

O QS Quacquarelli Symonds é organizado por um grupo britânico especializado em pesquisa e avaliações do desempenho de instituições de ensino.  É responsável pelo QS World University Rankings®, que avalia 1000 universidades em todo o mundo e é extensamente utilizado como referência por atuais e futuros universitários, profissionais acadêmicos e governos.

O avanço no ranking QS Latin America foi comemorado pelo reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo: “Estar entre as cem melhores instituições de ensino superior da América Latina é o resultado de uma construção coletiva – de docentes, técnicos, discentes e Direção Executiva. Ressalta os esforços e o esmero que temos no ensino, geração de conhecimento e tecnologias (inclusive com parcerias internacionais) e na interação com a sociedade. É o resultado do comprometimento e dedicação com que nossa comunidade realiza seus afazeres, o que leva a UFLA a se destacar entre as instituições de ensino brasileiras e a se projetar para o mundo”, destacou o reitor.

Veja mais:

QS Latin America – 2018 (classificação)

Indicadores da UFLA nos rankings QS