Empresas aprovadas no 2º edital da Inbatec iniciam processo de incubação em café empresarial – confira fotos

Oito empresas, aprovadas no segundo edital de incubação lançado pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), participaram, por meio de seus representantes, de um café empresarial na sede da Incubadora, ontem (18). Elas desenvolvem tecnologias nas áreas do agronegócio, biotecnologia, gestão ambiental e tecnologia da informação e receberão apoio da Inbatec para seu desenvolvimento.

Os empresários foram recebidos pelo coordenador da Incubadora do Parque Tecnológico de Lavras (Lavrastec), professor Luiz Gonzaga de Castro Júnior, que apresentou a equipe da Inbatec e seus objetivos, que são “criar condições para o crescimento das empresas. Por meio da Incubadora, a UFLA cumpre um importante papel para o desenvolvimento regional”, declarou.

O pró-reitor adjunto de Extensão e Cultura, professor Dany Flávio Tonelli, complementou que a Pró-Reitoria (Proec) é o “braço da UFLA para alcançar a comunidade, além da acadêmica. Temos uma expectativa elevada em relação à Inbatec e ao grupo de empresas e esperamos ampliar oportunidades por meio da interação entre elas e os setores da Universidade”.

Já o professor Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme, coordenador adjunto da Inbatec e do Lavrastec, falou sobre iniciativas existentes no Departamento de Administração e Economia (DAE) que podem auxiliar os empreendedores: o acompanhamento do Núcleo de Estudos em Empreendedorismo e serviços que podem ser contratados da UFLA Júnior, como pesquisas de mercado, de gestão de pessoas ou financeira, plano de marketing, entre outros.

Conheça as empresas

A Inbatec passou pela segunda seleção de novas empresas para o programa de incubação. Esse programa compreende o conjunto de atividades que objetivam o fortalecimento de empresas nascentes com ênfase na formação do empreendedor e estruturação do negócio.

O edital, lançado em maio, contou com 16 empreendimentos inscritos. O processo de avaliação passou por etapas que foram da entrega do plano de negócio até a apresentação do empreendimento a uma banca avaliadora.

As oito empresas que já estão na Inbatec são as seguintes:

• Aria – Avaliação de Riscos Ambientais Ltda – atua na área de gestão ambiental. Presta serviços de identificação, avaliação e estudos de risco de contaminação ambiental por agentes potencialmente tóxicos, realizando pesquisas na área de eco-geno-toxicologia, contribuindo para que o conhecimento científico seja revertido em riqueza de valores ambiental, social e econômico para o País.
  • Ceifa – Inovação em Mecanização Agrícola Ceifa Ltda – atua no agronegócio, com a missão de gerenciamento otimizado de máquinas agrícolas no campo, no processo de colheita mecanizada de café.
  • Compilart Tecnologia Ltda – atua na área de tecnologia da informação, com a missão de desenvolver um sistema de gestão para bares e restaurantes.
  • Forestsys Tecnologia Ltda – atua na área do agronegócio e tecnologia da informação, com o objetivo de desenvolver produtos e soluções em tecnologia para o mercado de silvicultura e agronegócio.
  • Intelicoffee – atua na área do agronegócio e tecnologia da informação, a fim de introduzir mudanças significativas na indústria de café por meio de tecnologias IOT e AI.
  • Iqualis – atua na área de biotecnologia e agronegócio, tendo como objetivo desenvolver produto biotecnológico e fornecer serviços. Preocupada com o meio ambiente, visa à sustentabilidade, mantendo a qualidade do solo e proporcionando ao agricultor maior produtividade agrícola.
  • Itbold Tecnologia e Sistemas – atua na área de agronegócio e tecnologia da informação com a missão de desenvolver soluções inteligentes para o agronegócio, tornando possível a redução de custos e consequente elevação da lucratividade.
  • Progolden Soluções Tecnológicas Ltda – atua na área de tecnologia da informação, com o objetivo de fornecer soluções tecnológicas inovadoras com alta qualidade, que agreguem valor e diferencial aos seus clientes.

O que a Incubadora faz?

A Inbatec apoia e fomenta novos empreendimentos de base tecnológica, garantindo seu desenvolvimento e graduação bem-sucedida como forma de promover o bem-estar social e desenvolvimento econômico especialmente na região de Lavras e estado de Minas Gerais.

As empresas incubadas são avaliadas por meio de editais específicos. O processo seletivo considera o grau de inovação dos projetos apresentados. Por meio da Incubadora, a nova empresa recebe amparo e preparação para a competitividade no mercado.

Assim, a Inbatec oferece espaço físico, capacitações, orientações gerenciais, acesso a infraestruturas de pesquisas e a redes de contato, em melhores condições, para aumentar as chances de sobrevivência das empresas. Durante um determinado período (o edital prevê 3 anos), as empresas desenvolvem-se sob esses cuidados, para que, ao final do tempo de incubação, sejam avaliadas e graduadas.

Saiba mais: www.inbatec.ufla.br.