Programa de Apoio à Publicação Científica – PAPC 2017 tem aumento de quase 200% de artigos científicos apoiados

O Programa de Apoio à Publicação Científica (PAPC), gerido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da UFLA, teve um aumento significativo no número de artigos científicos apoiados em 2017. O montante de recurso utilizado foi de R$178.375,00, contemplando 115 docentes para a tradução de 311 artigos – 201 artigos a mais em comparação ao ano de 2016, o que corresponde a um aumento de quase 200%.

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação, professor Rafael Pio, “a equipe da PRPG fez um trabalho contínuo junto aos coordenadores dos Programas de Pós- Graduação para que o corpo docente utilizasse o recurso PAPC, além de enfatizar a importância da submissão de artigos científicos na língua inglesa e da otimização do recurso anual recebido pela Capes (recurso Proap).”

Os programas que mais utilizaram o recurso foram os de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia (79 artigos), Ciência dos Alimentos (35 artigos), Ciências Veterinárias (22 artigos) e Zootecnia (20 artigos).

Sobre o PAPC

O programa tem como objetivo apoiar financeiramente a publicação científica em periódicos de alto fator de impacto, editados em língua estrangeira. Desde seu lançamento, em 2010, a demanda tem crescido continuamente, o que reflete diretamente na melhoria da qualidade dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFLA.

Em 2017, o PAPC passou por uma reformulação na forma de apoio. Antes, os docentes precisavam realizar o levantamento dos valores a serem cobrados por três empresas prestadoras do serviço e, após a contratação da empresa que apresentasse o menor valor, entrar com o pedido de ressarcimento. Para este ano, a PRPG e a Diretoria de Gestão de Materiais (DGM) buscaram uma solução menos onerosa e mais eficiente, com a realização de um processo licitatório para a contratação de empresas para cada uma das modalidades (tradução ou correção do inglês, faixas de 3500-6000 e 6001-8000 palavras). Para Rafael Pio, a otimização da forma de concessão do apoio e a divulgação massiva junto ao corpo dos programas contribuiu para o grande aumento da demanda.

Texto: Rhuane Jackeline – bolsista Proat/Dcom/PRPG