Reitor da UFLA participa de reuniões no MEC, MPOG, MCTIC e na Andifes- duas semanas de negociações em Brasília

Reunião na Andifes

Nas duas últimas semanas, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), José Roberto Soares Scolforo, esteve novamente em Brasília para que o pacto feito com o Ministério da Educação (MEC), em 2014, com a criação das Engenharias e, em 2015, com a concepção da Medicina e Pedagogia, seja cumprido pelo governo.

O foco principal foi a liberação dos códigos de vagas de docentes e técnicos que ainda não foram viabilizados para a Universidade. Dentre as reuniões, destacam-se as com o professor Mauro Rabelo, diretor de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES) e o professor Paulo Barone, secretário da Secretaria de Educação Superior (SESU).

Deputado federal Carlos Melles, ministro Diogo Oliveira e reitor da UFLA, prof José Roberto Scolforo

O reitor também esteve reunido com o ministro Diogo Oliveira, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Estiveram presentes o assessor Especial de Governo, Wagner Vilas Boas de Souza, e o deputado federal Carlos Melles, que têm sido importantes ajudadores da UFLA, tanto na busca de recursos para o funcionamento da Instituição quanto para a interlocução junto ao governo federal.

Além dos códigos de vagas de docentes e técnicos para os novos cursos da UFLA, foi discutida a liberação de emendas já conquistadas, desde agosto de 2017, quando cortes expressivos foram efetuados nos orçamentos da Ifes. “O objetivo da reunião foi de buscar meios para a continuidade dos investimentos na UFLA. Essa luta tem sido cada vez mais árdua, na medida em que, infelizmente, será acentuada a redução do orçamento das Ifes em 2018. O momento de extrema crise financeira já afeta o investimento de muitas instituições. E se o cenário atual não for alterado, drasticamente, esta crise poderá chegar à UFLA ao longo do tempo”, destaca o reitor.

Scolforo participou ainda, durante dois dias, da reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes), na qual foi discutida uma extensa pauta. “Destacando-se as restrições ao orçamento, de forma muito intensa no investimento, tanto em 2017 quanto no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2018, a serem encaminhadas brevemente ao Congresso”, comenta o reitor. Participaram dessa reunião, além da diretoria da Andifes, o relator setorial do Orçamento, senador Davi Alcolumbre; a senadora Fátima Bezerra; o deputado federal Paulo Teixeira e a deputada estadual Margarida Salomão.

“Também discutimos com o deputado Paulo Teixeira a criação de fundos patrimoniais pelas universidades como um dos pontos mais importantes para o futuro das Ifes”, afirma o reitor. Além da reunião da Andifes, Scolforo participou de outras na Câmara dos Deputados, com a presença de deputados da bancada de Minas Gerais que lutam pela defesa da educação.

O reitor esteve ainda no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para dar andamento à decisão da Direção Executiva da UFLA e do Conselho Executivo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) para transferência de outorga de concessão da TV Universitária para a UFLA. “Com essa nova medida, que estamos lutando, a TV terá condições de sobreviver e executar com brilhantismo seu papel de popularização da ciência”, destaca Scolforo.