Professores do DEG ministraram disciplina na Universidade Nacional da Colômbia

Três docentes do Departamento de Engenharia da UFLA (DEG) realizaram, no mês de agosto, atividades de internacionalização no câmpus Medelín da Universidade Nacional da Colômbia. Os professores Flávio Alves Damasceno, Gabriel Araújo e Silva Ferraz e Patrícia Ferreira Ponciano Ferraz ministraram a disciplina Bioclimática para Animais e Plantas, entre os dias 15 e 31 de agosto, para graduandos e pós-graduandos em Engenharia Agrícola.

As aulas foram na área de Construções Rurais e Ambiência, referentes a criadouros de aves, suínos e bovinos; e na área de Modelagem Matemática e Computacional, utilizando sistema Fuzzy e geoestatística. Além disso, os professores desenvolveram atividades práticas em uma fazenda do câmpus, onde coletaram dados com sensores de conforto térmico e acústico. “A parceria que buscamos firmar e a produção de artigos científicos são importantes frutos dessa visita”, ressaltou o professor Flávio.

O grupo também se encontrou com o vice-reitor da instituição e coordenador do câmpus, professor John Willian Branch Bedoya, e docentes de outras áreas. Na Colômbia, os professores da UFLA foram recebidos pelo decano de Ciências Agrárias, professor Jairo Alexander Osorio Saraz; Veronica González Cadavid, do Programa de Pós-graduação em Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias; e Lina Marcela Guerra Garcia, responsável pela disciplina. A visita fez parte de uma programação comemorativa aos 150 anos da Universidade Nacional da Colômbia, que inclui o incremento da internacionalização institucional.

Uma parceria entre a UFLA e a Universidade Nacional da Colômbia vem sendo estudada desde 2015. “No ano que vem, já devemos trazer um estudante da pós-graduação da Colômbia para estudar conosco. Essa parceria, visando à internacionalização, é importante para ambas as instituições”, diz o professor Gabriel.

“Esse tipo de visita possibilita que os professores tenham uma visão diferenciada, ou seja: conheçam o que outras universidades fazem e outros tipos de sistemas agrícolas utilizados. É um enriquecimento pessoal e profissional”, declarou a professora Patrícia.