Estudantes da UFLA participaram de “Estágio Visita” na Câmara dos Deputados

Entre os dias 18 e 22 de setembro, quatro estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram do Programa Estágio-Visita de Curta Duração na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Durante cinco dias, as graduandas de Administração Pública Júlia de Brito Vilas Boas, Eloisa Boanerges e Joyce Vanuele, e Debora Fernanda Ferreira, de Direito, acompanharam de perto a atividade parlamentar da Câmara dos Deputados. As estudantes participaram de palestras, visitas, debates, simulações, além da elaboração de um trabalho visual de conclusão de estágio. Houve também a participação em dois programas da TV Câmara: Direto das Comissões e Ocupação.

Para a estudante Eloisa Boanerges, o estágio “foi uma experiência incrível e enriquecedora. Pudemos conhecer como funciona o processo parlamentar, como é discutido um projeto de lei e como é votado. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente vários deputados, e conhecer toda a instalação do Congresso Nacional. O estágio visita foi de grande aprendizado pessoal e profissional para mim. Ele enriqueceu o meu senso crítico sobre as coisas, e fez com que eu pudesse conhecer várias pessoas, as quais eu quero levar por toda a minha vida”.

O Programa Estágio-Visita de Curta Duração:

A Câmara dos Deputados oferece o programa desde o final de 2003, possibilitando que universitários de todo o país tenham acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara e à forma de atuação de seus representantes.

O estudante interessado deve entrar em contato com o gabinete de um Deputado Federal que representa seu Estado e solicitar sua indicação, sendo que o indicado poderá participar apenas uma única vez do programa.

Podem participar estudantes universitários de qualquer região do país e que estejam se graduando em qualquer área, independentemente o estágio do curso em que encontra. Alunos de pós-graduação também podem participar.

A Câmara dos Deputados arca com despesas relacionadas à hospedagem, alimentação e também com o translado entre a Câmara e o alojamento, sendo de responsabilidade do participante arcar com passagens aéreas ou de ônibus.

Outras informações podem ser obtidas no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento – Cefor, pelo telefone (61) 3216-7677, ou no site da Câmara dos Deputados.

Luciana Tereza – estagiária DCOM/UFLA.