Pesquisadores e estudantes debatem microbiologia em simpósio na UFLA

Professora Édila (ao centro) destacou importância da microbiologia em pesquisas na UFLA

Pesquisadores, professores e alunos participam do 2º Simpósio em Microbiologia Agrícola na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento foi aberto oficialmente nessa terça-feira (19/9), no Salão de Convenções da Instituição e foi encerrado nessa quinta (21/9), com premiações.

A professora Cristina Ferreira Silva e Batista, do Departamento de Biologia (DBI), uma das coordenadoras do simpósio, enalteceu a finalidade do encontro por proporcionar troca de experiências acadêmicas e científicas, além de aproximar docentes e discentes em torno do tema.  Cristina considera pertinentes os debates e as reflexões a respeito da microbiologia agrícola, levando-se em conta a sua relação com pesquisas, produção de alimentos, agricultura sustentável entre outros.

A vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, participou da cerimônia de abertura e salientou a importância do segmento de microbiologia. “Quantos cursos e quantos estudantes passam pelas disciplinas de microbiologia na graduação e na pós-graduação. Dessa forma, fica muito fácil de entender a importância dessa área para o desenvolvimento da ciência”.

A professora Édila ainda lembrou dos grupos de estudo do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola (PPGMA) e os elogiou pelo empenho na organização do simpósio.

Idealizadora do evento, a professora Rosane Freitas Schwan (DBI), enalteceu os trabalhos realizados pelo Núcleo de Estudos em Fermentações (Nefer), que é ligado ao PPGMA e ajudou na organização do encontro, nos últimos anos, sobretudo aqueles ligados à microbiologia. “É muito bom ver a microbiologia crescendo como ciência na UFLA. Nós estamos muitos felizes por vocês (participantes) estarem aqui apreciando a microbiologia. Fazendo ciência, a gente pode melhorar a qualidade de vida da sociedade. Esse é legado da UFLA”, acrescentou.

2º Simpósio em Microbiologia Agrícola contou uma extensão programação de atividades, como palestras, mesas redondas, apresentações orais de trabalhos e de pôsteres, reuniu profissionais de outras cidades e regiões.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista – Fapemig