Pesquisadores e estudantes debatem microbiologia em simpósio na UFLA

Professora Édila (ao centro) destacou importância da microbiologia em pesquisas na UFLA

Pesquisadores, professores e alunos participam do 2º Simpósio em Microbiologia Agrícola na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento foi aberto oficialmente nessa terça-feira (19/9), no Salão de Convenções da Instituição e foi encerrado nessa quinta (21/9), com premiações.

A professora Cristina Ferreira Silva e Batista, do Departamento de Biologia (DBI), uma das coordenadoras do simpósio, enalteceu a finalidade do encontro por proporcionar troca de experiências acadêmicas e científicas, além de aproximar docentes e discentes em torno do tema.  Cristina considera pertinentes os debates e as reflexões a respeito da microbiologia agrícola, levando-se em conta a sua relação com pesquisas, produção de alimentos, agricultura sustentável entre outros.

A vice-reitora da UFLA, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, participou da cerimônia de abertura e salientou a importância do segmento de microbiologia. “Quantos cursos e quantos estudantes passam pelas disciplinas de microbiologia na graduação e na pós-graduação. Dessa forma, fica muito fácil de entender a importância dessa área para o desenvolvimento da ciência”.

A professora Édila ainda lembrou dos grupos de estudo do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola (PPGMA) e os elogiou pelo empenho na organização do simpósio.

Idealizadora do evento, a professora Rosane Freitas Schwan (DBI), enalteceu os trabalhos realizados pelo Núcleo de Estudos em Fermentações (Nefer), que é ligado ao PPGMA e ajudou na organização do encontro, nos últimos anos, sobretudo aqueles ligados à microbiologia. “É muito bom ver a microbiologia crescendo como ciência na UFLA. Nós estamos muitos felizes por vocês (participantes) estarem aqui apreciando a microbiologia. Fazendo ciência, a gente pode melhorar a qualidade de vida da sociedade. Esse é legado da UFLA”, acrescentou.

2º Simpósio em Microbiologia Agrícola contou uma extensão programação de atividades, como palestras, mesas redondas, apresentações orais de trabalhos e de pôsteres, reuniu profissionais de outras cidades e regiões.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista – Fapemig

Aulas de Português como Língua Estrangeira iniciam nesta quinta-feira

NEC/UFLA, no Câmpus Histórico

Os alunos estrangeiros da Universidade Federal de Lavras (UFLA) terão novas oportunidades de aprender Português neste semestre.

Nesta quinta-feira (21/9) começam as aulas da disciplina Português como Língua Estrangeira 1.

As aulas acontecerão sempre às quintas, das 14h às 18h, na sala 4 do Núcleo de Educação Continuada (NEC), no Câmpus Histórico, perto da portaria principal da UFLA.

Já na sexta-feira (22/9) inicia a disciplina Gramática e Vocabulário, das 14h às 18h, também na sala 4 do NEC. Essa disciplina pode ser cursada por alunos que já fizeram Português 1 e 2.

Os estudantes regulares de pós-graduação devem incluir as disciplinas em seus planos de estudo.

Estudantes de mobilidade de graduação e pós-graduação devem solicitar a matrícula na Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

Com três linhas de pesquisa, programa de pós-graduação do DCC recebe inscrições até 13 de outubro

O Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) informa que estão abertas as inscrições do programa de pós-graduação (mestrado). Os candidatos podem se inscrever até 13 de outubro, no site na Pró-Reitoria de Pós-Graduação (http://www.prpg.ufla.br/prpg2010/).

As linhas de pesquisa do programa são Banco de Dados e Engenharia de Software, Inteligência Computacional e Processamento Gráfico e Redes de Computadores e Sistemas Embarcados, sendo que cada uma delas oferece quatro vagas.

No entanto, esse número pode ser ampliado, caso haja disponibilidade de orientadores ou de candidatos que tenham sido aprovados como suplentes, segundo prevê o edital. Outras informações sobre as linhas de pesquisa estão no site http://www.prpg.ufla.br/computacao/sobre-o-programa/linha-de-pesquisa.

Um dos requisitos para o candidato participar do processo seletivo diz respeito à formação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação e suas variações, Engenharia da Computação, Matemática e suas variações, Física e suas variações, Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação.

Conforme ainda o edital, a seleção se divide em duas etapas. A primeira é análise de currículo, enquanto a segunda contempla o POSCOMP – Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação -, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação. Os aprovados darão início ao programa no primeiro período letivo de 2018.

Clique aqui e saiba todas as informações sobre o processo seletivo.

Conheça os programas de pós-graduação da UFLA: http://www.prpg.ufla.br/prpg2010/programas-de-pos/stricto-sensu/.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista –  Fapemig