Curso preparatório para o exame Celpe-Bras 2017 tem vagas disponíveis

Alunos estrangeiros da Universidade Federal de Lavras (UFLA) que irão realizar o exame Celpe-Bras de 2017 ou estejam interessados em fazer o curso preparatório para o teste de proficiência podem preencher um questionário disponível na internet e manifestar seu interesse até a próxima sexta, dia 22/9.  Para ter acesso ao questionário, é preciso acessar este link.

O curso está previsto para começar no dia 27/9, às 14h. Serão três encontros (27/9, 4/10 e 11/10), das 14h às 18h, na sala 4 do DADE/DIRED, no Câmpus Histórico.

O Celpe-Bras é o único certificado de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro, sendo desenvolvido e outorgado pelo Ministério da Educação (MEC).

As provas serão realizadas entre os dias 17 e 19 de outubro e ocorrerão, simultaneamente, em todos os postos aplicadores no Brasil e no exterior. Em Belo Horizonte, os exames poderão ser realizados na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

A parte escrita da avaliação está prevista para 17 de outubro, às 9 horas. Já o exame oral será entre 17 e 19 de outubro em horário a ser agendado após o pagamento da taxa de inscrição.

A professora Débora Racy Soares, responsável pelas disciplinas de português como língua estrangeira na UFLA, explica que o exame certifica o nível de proficiência do estudante por meio da avaliação do domínio de suas habilidades na língua-alvo em situações de uso.

O teste avalia ainda tanto a produção quanto a compreensão em língua estrangeira. “Para efeito de certificação são considerados, em um único exame, quatro níveis de proficiência: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior”, disse.

As inscrições para o exame deste ano já se encerraram. O próximo exame deverá ocorrer no primeiro semestre de 2018, entre os meses de abril e maio. As inscrições para o próximo exame deverão começar em março.

Leia também: aluna estrangeira da UFLA alcançou proficiência em Língua Portuguesa e foi aprovada no exame Celpe-Brasil.

Luciana Tereza – estagiária DCOM