Biblioteca recebe exposição com miniaturas de trens – Confira as fotos

Quem for à Biblioteca Universitária da UFLA pode conferir uma exposição de miniaturas de trens. A mostra, que faz parte do projeto “Pequenas coleções, grandes paixões”, teve início na última segunda-feira (11/9) e vai até o dia 29 deste mês, no hall principal do espaço.

O acervo pertence ao padre Bolívar Vieira de Resende Queiroz, pároco da Paróquia São José, na cidade de Itumirim, que fica próxima a Lavras, e reúne pequenas peças de locomotivas, de vagões, de trilhos, de pontes e de estações.

Segundo o religioso, Itumirim, com seus 6.213 habitantes (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é conhecida por ter acolhido pessoas que chegavam à cidade através das linhas do trem. O desembarque dos passageiros ocorria na estação ferroviária, que foi desativada.

O padre contou que deseja ver a viagem de trem de Itumirim a Volta Redonda, no Rio de Janeiro, sendo retomada para que os passageiros contemplem a paisagem no trajeto entre as duas cidades. O pároco revelou ainda ter um projeto no qual pretende transformar vagão inutilizado em biblioteca como um meio de incentivo à prática de leitura.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsita – Fapemig

Fotos: Mayara Toyama – Estagiária/DCOM