Lavrastec: presidente da John Deere Brasil visita as futuras instalações do parque científico e tecnológico

O presidente da John Deere Brasil visitou as futuras instalações do Lavrastec

Na quarta-feira (23/8), a UFLA recebeu o presidente da John Deere no Brasil, Paulo Herrmann, para uma visita às obras do Parque Científico e Tecnológico de Lavras (Lavrastec) – maior investimento da história da Universidade. A comitiva da multinacional agrícola chegou à cidade no período da tarde e seguiu para conhecer o futuro complexo de inovação da região, localizado estrategicamente próximo ao aeroporto de Lavras para facilitar o trânsito de empreendedores e pesquisadores.

O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, conduziu a visita e apresentou a estrutura de cerca de 12 mil metros quadrados, que vai abrigar centros de pesquisa e desenvolvimento de empresas-âncora, além de empresas em processo de incubação, empresas juniores, laboratórios, auditório e área de convivência. “O Lavrastec é um compromisso da UFLA com toda a população de Lavras e região. Queremos que seja um projeto que incentive a tecnologia, a inovação e o empreendedorismo, abrindo espaço para que as pesquisas saiam do papel e sejam colocadas em prática, resultando em produtos, processos e serviços de alto valor agregado”, explicou.

Scolforo reforçou também o tamanho da área disponível para novas construções – 68 mil metros quadrados que podem ser utilizados para ampliação do parque tecnológico, inclusive por meio de parcerias com empresas privadas. “A UFLA é uma universidade que forma pesquisadores de alto nível, que têm criatividade e se dedicam ao trabalho de pesquisa. Se unirmos esse capital científico a uma estrutura adequada e recursos financeiros, podemos desenvolver produtos inovadores”, ressaltou o reitor ao mostrar as possibilidades à John Deere.

O Lavrastec é o Parque Científico e Tecnológico de Lavras – maior investimento já feito pela UFLA

Após conhecer o Lavrastec, a comitiva seguiu para visita ao câmpus universitário e à Cafeteria Escola CafEsal. Paulo Herrmann mostrou-se surpreso com o desenvolvimento da UFLA na última década. “Sinto-me muito feliz em ver o crescimento da universidade, com tantos projetos e obras em execução. Um ambiente e uma energia apropriados para preparar as pessoas que serão responsáveis pelo desenvolvimento do país.” Segundo ele, a John Deere vai estudar formas de ampliação da parceria com a UFLA, firmada em 2008 por meio do projeto “Parceiros da Tecnologia”.

Além dos representantes da multinacional e da UFLA, participaram da visita ao Lavrastec o prefeito de Lavras, José Cherem, e o diretor da empresa Minas Verde – concessionária John Deere em Lavras, Custódio Agostinho Freire.

Nova concessionária em Lavras amplia oportunidades

À noite, a Minas Verde realizou a cerimônia de inauguração de sua concessionária John Deere em Lavras. Como diretor da empresa, Custódio, que é ex-aluno da UFLA, reforçou que as portas estão abertas para acolher os egressos e perpetuar a parceria com a Universidade.

A Minas Verde é concessionária da John Deere há 10 anos, e atua em mais de 200 municípios das regiões sul, sudoeste e centro-oeste de Minas Gerais. Para Scolforo, uma nova unidade em Lavras aumenta a possibilidade de parcerias. “A UFLA tem um histórico de excelência no setor agrícola desde a sua fundação. São quase 109 anos formando profissionais e gerando conhecimento científico e tecnológico para as ciências agrárias, uma das áreas mais estratégicas para o desenvolvimento do país. Ter um espaço físico da John Deere em Lavras pode gerar mais oportunidades para nossos alunos e egressos”, concluiu.