UFLA na Mídia: site Minas Faz Ciência destaca pesquisa com Queijo Minas Artesanal

Queijo produzido na cidade do Serro

O site Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), divulgou nesta semana uma matéria que destaca uma pesquisa da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O trabalho em questão investiga a presença de um fungo branco, o Geotrichum candidum, e como ele age no Queijo Minas Artesanal, um dos patrimônios imateriais do estado.

Desenvolvida pelo Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA), a pesquisa é coordenada pelo professor Luís Roberto Batista e teve início a partir da demanda de um produtor da cidade do Serro (MG), que identificou o fungo branco no produto. Em seguida, algumas amostras de queijo foram levadas para um laboratório do DCA para análises e uma equipe do departamento foi à propriedade para conhecer o ambiente de produção.

Segundo o professor, os testes em laboratório mostram que o fungo faz parte da composição natural do produto e não faz mal à saúde. Para ler a matéria completa, clique aqui.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista – Fapemig

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.

Vagas para professor substituto em seis departamentos da UFLA – inscrições abertas

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) abre inscrições em 14/8 para seleção de professores substitutos. São sete vagas, distribuídas entre os departamentos de Biologia (DBI), Ciência da Computação (DCC), Engenharia (DEG), Administração (DAE), Medicina Veterinária (DMV) e Química (DQI). Os interessados devem se inscrever até 23/8, às 23h59 (horário de Brasília), pelo endereço www.prgdp.ufla.br. A taxa de inscrição é de R$ 100,00 e o prazo máximo para pagamento é 24/8.

A lista de candidatos inscritos deverá ser divulgada em 29/8 A seleção envolverá prova didática e prova de títulos. A realização das provas deverá ocorrer no câmpus da UFLA a partir de 11/9. Os dias, horários e locais serão divulgados oficialmente na página da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP) a partir de 21/8. O regime de trabalho previsto para todas as vagas é de 40 horas semanais, a serem cumpridas em horários diurno e/ou noturno, a critério da UFLA.

O aprovado será contratado para prestação de serviço temporário, para substituir professores em afastamento para capacitação, licença gestante ou nomeação para pró-reitor. A vigência do contrato deverá ser da data de assinatura do contrato até o retorno do servidor afastado, e o prazo total não poderá exceder dois anos de seu início.

Outras informações poderão ser obtidas na Coordenadoria de Seleção da PRGDP pelo telefone (35) 3829-1146.

Todos os candidatos devem consultar os detalhes na íntegra do EDITAL PRGDP Nº40/2017, disponível no site www.prgdp.ufla.br/­­­selecao.