Ação é realizada na UFLA para auxiliar estudantes a lidarem com situações estressoras

Os estudantes do curso de Administração da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em parceria com o projeto Minuto da Saúde e sob orientação do professor de Marketing Daniel Carvalho de Rezende, realizaram nessa terça-feira (15) uma ação no Centro de Convivência da Universidade para debater e esclarecer dúvidas dos estudantes a respeito de situações estressoras.

De acordo com o professor Daniel, a iniciativa de organizar o evento surgiu dos próprios estudantes, após observarem o desespero e o desabafo dos colegas nas redes sociais, principalmente devido ao final do semestre letivo.

A conversa foi conduzida pelo life-coach e hipnoterapeuta Josecler Alair, que explicou, de forma sintetizada, o funcionamento do cérebro diante de situações de esgotamento mental e forneceu dicas de comportamento para aliviar ou até mesmo evitar esses sintomas.

“O cérebro é programado para economizar energia. Quando ele é utilizado em excesso e percebe que necessita de descanso, ocorrem os conhecidos ‘apagões’ de memória, situação muito comum principalmente durante provas” – afirma o profissional. Para evitar que essas situações aconteçam, segundo Josecler, é recomendável que a pessoa intercale os estudos com atividades que geram prazer, pois isso auxilia o cérebro a absorver mais rápido as informações recebidas.

Panmela Oliveira – comunicadora e bolsista DCOM/Fapemig