Começa prazo para pedido de isenção da taxa do PAS

Atenção, estudantes! Começa nesta segunda-feira (7/8) o prazo para o pedido de isenção da taxa de inscrição no Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS). Até 14 de agosto, os interessados podem fazer a solicitação pela internet, com o preenchimento de um formulário eletrônico, que será disponibilizado no site www.ufla.br/pas.

De acordo com a Lei Federal 12.799/13, pode ficar isento do pagamento da inscrição quem cursou ou esteja cursando todo o ensino médio em escola pública ou instituição particular com bolsa integral ou o aluno que tem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a R$ 1.405,50. Esse valor é calculado a partir da soma de todos os rendimentos brutos recebidos pelos membros da família e dividindo o total pelo número de integrantes desse grupo.

A Diretoria de Processos Seletivos (DIPS) ressalta que o estudante que já foi isento da taxa de inscrição nos anos anteriores deve apresentar os seguintes documentos: atestado de ter cursado ou estar cursando o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa integral e declaração de que continua na mesma situação de vulnerabilidade do ano anterior.

Os documentos para o pedido de isenção devem ser encaminhados à Coordenadoria de Programas Sociais da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – CPS/PRAEC, Câmpus Histórico da UFLA, Lavras – MG, CEP 37.200-000. Os papeis podem ser entregues em mãos, em envelope fechado, das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30, até 15 de agosto, ou enviados via Correios, com data de postagem de até 15/8.

Sobre o PAS

Organizado e executado pela DIPS, o PAS é uma forma de ingresso nos cursos de graduação presenciais da UFLA em que o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, ao final de cada ano do Ensino Médio. Nas duas primeiras etapas, o estudante faz provas de múltipla escolha e redação com base no conteúdo do Ensino Médio, enquanto a última adota a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A pontuação geral do candidato no PAS é obtida com a soma das três etapas, aplicando-se o peso de 25% na pontuação da primeira etapa; 35% na pontuação da segunda e 40% na pontuação da terceira.

Todas as informações sobre o PAS estão no site www.ufla.br/pas/o-que-e-pas/

Texto:  Rafael Passos – Jornalista/bolsista – Fapemig