Grupo multidisciplinar da UFLA apresenta projeto em evento sobre empreendedorismo social

Equipe do CriArte vai representar a UFLA no Rio de Janeiro

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) será representada no maior evento de empreendedorismo social da América Latina. Enactus Brasil 2017 terá a participação da universidade, com o grupo Enactus UFLA, que vai apresentar o projeto CriArte. O evento ocorre nesta quinta e sexta-feira, no Rio de Janeiro.

De cunho social, o CriArte surgiu no início deste ano e tem por objetivo inserir mulheres em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, por meio de ações empreendedoras. Aluna do curso de Engenharia Ambiental e integrante do Enactus UFLA, Amanda Draber contou que, inicialmente, o projeto vai capacitar um grupo de 20 mulheres para que elas produzam peças de roupas e artigos do lar, que serão comercializados. Essas pessoas terão acesso à matéria-prima, além de participar de oficinas e de rodas de conversa.

A estudante disse ainda que a equipe multidisciplinar do Enactus UFLA está em busca de parceiros para o financiamento do projeto. Amanda Draber revelou que as mulheres assistidas pelo CriArte foram selecionadas com o auxílio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), da Prefeitura de Lavras. “Fomos auxiliados a identificar aquelas (mulheres) mais necessitadas e que estavam interessadas em participar do projeto. Realizamos chás semanais para entender mais o que elas precisavam e, a partir daí, tínhamos criado a nossa seleção”, explicou.

Para a estudante, o contato com as mulheres significa para os estudantes crescimento profissional e pessoal, despertando empatia entre os envolvidos no projeto. “Está sendo indescritível. Somos muito felizes em conseguir empoderar e mudar a realidade do nosso público alvo. Já ouvimos muitas histórias impactantes que nos fazem entender a realidade que elas vivem e que nos motiva demais a modificar e ajudar”.

O Enactus UFLA preparou uma apresentação do CriArte que será exibida para cerca de 20 jurados no Enactus Brasil. O material elaborado pelos alunos contempla todas as etapas do projeto e será avaliado pelo júri.

Amanda Draber considera a que participação no Enactus será uma experiência enriquecedora, proporcionando compartilhamento de conhecimentos e de vivência profissional. “Participar da Enactus é um sentimento inexplicável. Conhecemos inúmeros projetos no Brasil que ajudam comunidades de Norte a Sul do país, com pessoas engajadas a mudar a realidade. Pessoas que são inconformadas, mas que realizam a mudança que elas querem ver no mundo”, afirmou.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsita – Fapemig