Troia conquista dois ouros na maior competição de robótica da América Latina

Todos os 34 integrantes da equipe Troia, assim como seus 11 robôs, participaram da competição Winter Challenge, em São Caetano do Sul (SP), entre os dias 6 e 9 de julho. Maior evento de luta de robôs da América Latina, o Winter Challenge quebrou recorde de inscritos, sendo 1047 competidores e 411 máquinas.

A Troia conquistou dois troféus de ouro, repetindo o feito de 2016: primeiro lugar no hockey, com os robôs do Tesla Team; e primeiro lugar com o Cavaco, da categoria beetleweight (até 1,36kg). A Troia ainda competiu em outras categorias com Aquiles (Lightweight, 27,2kg), Pegasus (Featherweight, 13,6kg), Pé de Pano (hobbyweight, até 5,44kg), Muriçoca (Antweight, 454g), Carroça (trekking), Trojaninho (seguidor de linha), Ferrari e Timão e Pumba (sumô Lego).

O Winter Challenge é realizado no Instituto Mauá de Tecnologia, tradicional faculdade da área de engenharia. Para a líder de Gestão da Troia, Isadora Ceotto, o aprendizado adquirido no evento é recompensador: “Pessoalmente, são os quatro dias do ano em que mais aprendo e troco experiências com outros estudantes e engenheiros. Cada segundo é algo novo e surpreendente”, diz. No evento, os robôs, projetados e construídos pelas equipes, batalham nas arenas, onde são postos à prova. “Depois de combates emocionantes, voltar para a UFLA com dois ouros é muito gratificante. Voltamos para casa com uma força de vontade enorme e com garra para no próximo ano fazermos mais bonito!”, anima-se.