UFLA recebe visita de reitor da Universidade de Hradec Králové (República Tcheca)

Kamil Kuča desenvolve projetos colaborativos com pesquisadores da UFLA

O professor Ph.D. Kamil Kuča, atual reitor da Universidade de Hradec Králové, na República Tcheca, esteve na UFLA, do dia 24 de junho ao dia 05 de julho, para dar continuidade a um plano colaborativo com os pesquisadores da instituição. Em sua quarta visita ao câmpus, acompanhou os projetos atualmente desenvolvidos no departamento de Química e conheceu as atividades dos grupos de pesquisa Inovacafé e Epamig.

O trabalho em conjunto entre as universidades tem como objetivo aprimorar a forma de se realizar pesquisa e alcançar melhores resultados. O pró-reitor de Pesquisa, Teodorico de Castro Ramalho, destacou a produção de forma colaborativa como uma maneira de trocar experiências com outras instituições de ensino e dar ainda mais visibilidade ao nome da UFLA internacionalmente. “Todas as grandes universidades do mundo têm realizado projetos de forma associada. Para nós, essa troca de conteúdo e experiências é importante em diversos aspectos. Na pesquisa, de forma direta, porque podemos acessar periódicos de maior visibilidade e produzir uma ciência de maior impacto. Na graduação, por crescermos em rankings importantes, passando a atrair cada vez mais acadêmicos e docentes. E, consequentemente, na extensão, porque muitas novas ideias de como se relacionar como a comunidade surgem daí. A pesquisa colaborativa é uma forma de pensar fora da caixa”, ressaltou.

A colaboração entre as instituições inclui também o intercâmbio entre alunos para o desenvolvimento de projetos: em 2016 a UFLA recebeu um aluno da Universidade de Hradec Králové e, esse ano, a doutoranda de Química Tássia Tavares está tendo aulas na instituição tcheca. De acordo com Teodorico, as negociações têm focado em conseguir a expedição de uma dupla titulação para o doutorado nos próximos anos.

Para o reitor Kamil Kuča, a UFLA “é uma universidade que têm desenvolvido excelentes pesquisas e um grande potencial de expansão também por meio do intercâmbio de pesquisadores e acadêmicos.”