Em visita à UFLA, africanos participam de curso sobre culturas nacional e mineira

Africanos acompanham apresentação de capoeira

Profissionais africanos que estão visitando a Universidade Federal de Lavras (UFLA) participaram do curso “Brasil, Brasis: alguns aspectos culturais do Brasil”. Desde o mês passado na instituição, 35 estrangeiros, todos falantes da língua francesa, recebem capacitação sobre cultura do algodão. Eles são dos países Benim, Burkina Faso, Burundi, Cameron, Tchad, Côte D’Ivoire, Mali e Togo et du Senegal.

A iniciativa do curso partiu da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), que propôs aos estrangeiros um novo olhar em relação ao país por meio de aspectos culturais gerais e mineiros, como literatura, música, dança, arquitetura, culinária, segundo informou a professora Debora Racy Soares, do Departamento de Educação (DED). A ação faz parte também do projeto de extensão Aquarela Cultural, que está em sua terceira edição, e do Núcleo de Cultura Internacional: PLE e Multiculturalismo, cadastrados na PROEC, cuja responsável é a professora Débora.

“A proposta principal do curso foi desmistificar aquela ideia padronizada, muito difundida sobre o Brasil no exterior, de que seríamos o país das belezas naturais, do samba e do Carnaval e do futebol somente”, destacou a professora. Após o curso, os africanos assistiram à apresentação de capoeira do grupo da UFLA.

A capacitação relacionada ao cultivo do algodão e a transferência de tecnologia estão em andamento e são fruto da parceria da UFLA com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).  Recentemente, a universidade foi homenageada em uma solenidade que comemorou os 30 anos de atuação da ABC no país.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista – Fapemig