Curso Teórico-Prático de Formação de Amostradores de Sementes foi realizado na UFLA

A 10ª edição do Curso Teórico-Prático de Formação de Amostradores de Sementes ocorreu na UFLA de 4 a 6 de julho, envolvendo cerca de 50 profissionais de todo o Brasil. O objetivo dessa capacitação é tornar os participantes aptos para obtenção de amostras de sementes que sejam representativas de  lotes em quantidades adequadas para testes de avaliação da qualidade.

Durante o evento, organizado  pela Professora Dra Maria Laene Carvalho, os participantes assistiram palestras e aulas práticas com os professores: Renato Ribeiro de Lima (DEX), João Almir de Oliveira (DAG); Renato Mendes Guimarães (DAG);  Dra Heloisa Oliveira dos Santos; Dr. Diego de Souza e com o fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura Dr.José Maurício Pereira.

As palestras foram realizadas no Anfiteatro do Setor de Sementes e as aulas práticas no Laboratório Central de Sementes. Na programação, foram abordados desde conceitos básicos de amostragem , segurança do amostrador , legislação específica , divisão de amostras no laboratório, até amostragens especiais na detecção de  sementes geneticamente modificadas e na realização do teste de sanidade.

A realização desse curso é da UFLA , em parceria com a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Abrates). Tem o apoio do Departamento de Agricultura (DAG) e do Núcleo de Estudos em Sementes (Nesem). O curso é reconhecido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), em conformidade com o Regulamento da Coordenação de Sementes e Mudas.