Professor da UFLA recebe homenagem em Santa Catarina por atuação no Campo de Públicas

Professor Denis é homenageado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina

O professor Denis Renato de Oliveira, do Departamento de Administração e Economia (DAE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi homenageado durante cerimônia de comemoração dos 10 anos da Federação Nacional dos Estudantes dos Cursos de Campo de Públicas (Feneap). O evento ocorreu durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALSC), em Florianópolis, e teve a participação de parlamentares, professores e alunos ligados ao segmento.

Graduado em Administração (UFLA), Denis de Oliveira é pesquisador atuante na área de Administração Pública (linha de planejamento público e análise de conjuntura, com foco nas redes de cooperação) e coordena o curso de mesmo nome há quatro anos na instituição.

Segundo o professor, a indicação à condecoração partiu da ALSC e da Feneap, entidade que reúne os estudantes de Administração Pública, Gestão Pública, Gestão de Políticas Públicas, Gestão Social, Políticas Públicas e Ciências do Estado. “Essa homenagem representa o nosso esforço e a luta, como coordenador de curso, pelo reconhecimento dos cursos do Campo de Públicas no Brasil. Ela também destaca a credibilidade e importância que a UFLA teve e ainda tem, representada por seus docentes e estudantes, no processo de aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Administração Pública e consolidação desta área de conhecimento”, destacou.

Oliveira contou que começou a atuar efetivamente do Campo de Públicas em 2013, após ser convidado por três alunos da UFLA. Na ocasião, ele participou do 12º Encontro Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas (Eneap) em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Para o professor, a homenagem coincide com o momento de grave crise política pelo qual passa o país e que abala a confiança da população em relação às instituições públicas. “Receber essa homenagem reforça ainda mais o nosso papel enquanto agente de mudanças e formador de opiniões. O desafio, portanto, é continuar zelando pela formação de profissionais comprometidos com os valores éticos, democráticos e republicanos que enxergam na profissionalização da gestão pública a saída para um país melhor”.

Denis Oliveira acredita ainda que o reconhecimento do seu trabalho pela Feneap pode servir de estímulo para estudantes seguirem empenhados na área.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista – Fapemig