Processo de Avaliação Seriada (PAS) divulga editais

Provas da 1ª e 2ª etapa serão nos dias 18 e 19 de novembro; 3ª etapa leva em conta as notas do Enem

A Diretoria de Processos Seletivos da UFLA (Dips) publicou os editais das etapas do Processo de Avaliação Seriada (PAS) que ocorrerão em 2017. Os editais contêm informações para a realização das inscrições e das provas. Os editais, assim como mais dados sobre esse processo seletivo, foram disponibilizadas no portal www.ufla.br/pas.

Inscrições

As inscrições estarão abertas de 15 de agosto a 18 de setembro, pelo site do PAS. A taxa de inscrição é de R$115,00 para a primeira e segunda etapa; e de R$60,00 para a terceira etapa. Para efetuar a inscrição, é imprescindível que o candidato esteja inscrito no Cadastro de Pessoa Física (CPF). Também é necessário ter um documento de identidade, tal como: carteiras expedidas por Secretarias Estaduais de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militares, Polícias Civis, Corpo de Bombeiros Militares; carteiras expedidas por Ordens ou Conselhos criados por Lei Federal, desde que contenham fotografia e o número da identidade que lhes deu origem; Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº 9.503/1997); Carteira de Trabalho; ou Passaporte (dentro do prazo de validade).

Pedido de isenção da taxa de inscrição

Antes do período de inscrições, de 7 a 14 de agosto, ocorrerá o prazo para requerer isenção da taxa de inscrição. Terão direito a esse benefício aqueles candidatos que comprovarem cumulativamente: renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; e estar cursando ou ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Para solicitar, o candidato deverá acessar a área de inscrições da sua etapa, na opção “Solicitação de Isenção da Taxa de Inscrição”, onde deverá se inscrever, seguindo os procedimentos descritos no respectivo edital. O resultado do pedido de isenção será divulgado a partir do dia 6 de setembro no site do PAS.

Provas

As provas da 1ª e 2ª etapas serão realizadas nos dias 18 e 19 de novembro de 2017, nas seguintes cidades: Lavras, Alfenas, Belo Horizonte, Divinópolis, Itajubá, Juiz de Fora, Varginha e Uberlândia. O candidato deve escolher sua cidade no ato da inscrição e o endereço completo do local de provas será indicado no Comprovante de Inscrição.

Já a terceira etapa é correspondente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, ao se inscrever na terceira fase do PAS, o candidato deverá fornecer o seu número de inscrição no Enem 2017.

A pontuação geral do candidato no PAS é obtida pelo somatório das três etapas, com os seguintes pesos: 25% para a primeira; 35% para a segunda; e 40% para a terceira.

O Processo

O PAS é um processo aplicado em três etapas consecutivas, sendo cada uma delas realizada ao final de cada ano do Ensino Médio. As provas das duas primeiras etapas são de múltipla escolha e redação; na primeira, é cobrado o programa da 1ª série do Ensino Médio, e na segunda, são cobrados os programas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Na terceira etapa do processo será considerada a nota do Enem.

Os candidatos que já realizaram as duas primeiras etapas deverão fazer a inscrição para a terceira, como previsto no Edital. Nessa fase, o candidato fará a opção pelo curso no qual pretende ingressar.

A UFLA destina 40% das vagas dos cursos de graduação presenciais, ofertadas no primeiro período letivo de cada ano, aos candidatos do PAS.

Renovação da inscrição

O candidato do PAS deve renovar sua inscrição em cada uma das etapas, em datas divulgadas pela DIPS. A não renovação da inscrição acarretará a sua automática exclusão do grupo no qual estiver inscrito. O candidato da terceira etapa, além de renovar sua inscrição nessa última etapa, precisa estar inscrito no Enem.

Ao se inscrever para a primeira etapa do PAS, o candidato deverá estar matriculado ou já ter concluído, no mínimo, a 1ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja regular (de três anos), ou a 2ª série do Ensino Médio cuja modalidade de ensino seja de quatro anos. Durante a inscrição, o candidato que estiver cursando o Ensino Médio cadastrará a escola na qual estiver matriculado, fornecendo seus dados no requerimento de inscrição.

Vagas reservadas

Em cumprimento à Lei nº 12.711/2012 (alterada pela Lei nº 13.409/2016), a UFLA reservará 50% do total das vagas ofertadas para o PAS Terceira Etapa (GRUPO XVII / Triênio 2016-2018), por curso, para os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. A distribuição das vagas reservadas será feita em 8 grupos, descritos no edital da 3ª etapa. Todas as informações sobre cotas estão disponíveis no site do PAS.

Acesse os editais, programas das matérias e obras literárias