Em dois anos, número de salas virtuais utilizadas na graduação presencial da UFLA mais que dobrou

A Diretoria de Educação a Distância da Universidade Federal de Lavras (Dired/UFLA) comemora os resultados alcançados na utilização de salas virtuais pela comunidade acadêmica nos cursos presenciais de graduação. A disponibilização de um ambiente virtual de aprendizagem para esses cursos teve início em 2009 e ganhou novas estratégias de utilização em 2016, quando passou a ser chamada Campus Virtual. Com a criação automática de salas virtuais para 100% das disciplinas de graduação e melhoria de recursos e interface, a utilização cresceu, chegando-se a 944 salas virtuais utilizadas no semestre 2017/1, o que equivale a 60% do total de 1.571 disciplinas ofertadas. O número é mais que o dobro de salas virtuais utilizadas em 2015/2, quando 29% das disciplinas de graduação utilizavam efetivamente o recurso.

Para avaliar melhor o uso do Campus Virtual, foi realizada uma pesquisa nas 944 salas virtuais. O uso do recurso pelos docentes foi avaliado nas categorias “mural de notícias para os estudantes”, “repositório de arquivos” e “atividades”, observando-se o quantitativo de conteúdos disponíveis. O resultado do levantamento mostrou que a maioria dos professores(60%) utiliza a sala como repositório de arquivos (ppt, doc e pdf), ficando a menor parcela (11%) com a utilização restrita ao envio de mensagens para os estudantes via fórum.

Resultados do levantamento feito pela Dired

Por meio de um programa de formação continuada de professores, a Dired continua incentivando o crescimento do número de salas em efetivo uso e também o aumento na utilização de salas com atividades mais completas e interativas, o que poderá tornar o processo ensino-aprendizagem mais moderno, dinâmico e eficaz. De acordo com a Diretoria, é uma tendência na atualidade que metodologias e recursos próprios de cursos da modalidade a distância sejam utilizados em cursos na modalidade presencial, prática denominada Blended Learning ou Ensino Híbrido. A tendência, revelada por especialistas na área, é que no futuro poderá não haver mais distinção entre as modalidades a distância e presencial, pois ambas utilizarão recursos muito parecidos.

Na UFLA, a disponibilização de um ambiente virtual de aprendizagem para os cursos presenciais em 2009 foi iniciativa da Pró-reitoria de Graduação (PRG) e da Diretoria de Educação a Distância (Dired) – na época, Centro de Educação a Distância.