Neste domingo, UFLA sediará corrida pela paz em apoio à República Democrática do Congo

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sediará no domingo (11/6) uma corrida pela paz em prol da República Democrática do Congo (RDC) – a New Chance Peace Race Brasil. Organizada pela New Chance Foundation, trata-se de uma ação de conscientização de busca pela paz em um evento que ocorrerá simultaneamente na RDC, na Noruega e no Brasil.

Toda a comunidade está convidada para o evento. Para participar, a idade mínima é de 16 anos. As inscrições se encerram hoje (7/6). Até 10% dos participantes poderão ter isenção da taxa de inscrição caso sejam estudantes da UFLA em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para realizar a pré-inscrição, o interessado deve preencher o formulário disponível aqui e seguir as orientações. Para informações completas estão disponíveis os números (35) 99947-0737, (35) 99979-3037 e (35) 99158-8010. O percurso previsto da prova será de 4 km de caminhada e 8 km de corrida. Terá início às 8h, tendo como ponto de partida o Centro de Convivência da Universidade. Confira o mapa do percurso.

A corrida tem como principais objetivos despertar a atenção para a situação que perdura no país e promover a arrecadação de fundos para a finalização das obras de construção da sede própria da Fundação, permitindo assim ampliar as ações e atender ainda mais crianças que vivem em situação de risco.

A Fundação New Chance é uma organização humanitária não-governamental com base na Noruega que acolhe crianças vítimas da guerra e dos conflitos armados no leste da RDC.

Toda a organização e logística para a execução da corrida será realizada pela Associação dos Esportistas de Lavras e Região (Asdela) e pelo Circuito Unificado de Corrida de Rua de Lavras, visando a obtenção de fundos que serão remetidos integralmente para a Fundação.

Na UFLA, a atividade é organizada com a colaboração da Coordenadoria de Esportes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) e do projeto de atletismo Cria Lavras. A iniciativa marca a retomada da realização de corridas no câmpus da Universidade. De acordo com a pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Ana Paula Piovesan Melchiori, ainda em 2017 está prevista a corrida Gammon-UFLA (durante as comemorações de aniversário da Universidade), e outra corrida temática para novembro. “Em 2018, os planos são de retomada do Circuito de Corridas na UFLA”, diz.

Clique e saiba mais informações sobre a New Chance Peace Race Brasil.

Relação com o Brasil/UFLA:

Em 2011, foi instituído o programa “Vozes da África”, cooperação técnica entre a UFLA, a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (ABC/MRE)  e as Universidades de Kinshasa (UniKin) e Université Libre des Pays des Grands Lacs (ULPGL) .

Sob a coordenação do professor Gilmar Tavares, do Departamento de Engenharia da UFLA (DEG), o programa “Vozes da África” foi implementado sob o tripé da agroecologia, agricultura familiar e extensão universitária inovadora. Ao longo de dois anos, o projeto permitiu a capacitação de 60 professores das duas instituições congolesas, tendo como consequência imediata o apoio à agricultura familiar daquele país, gerando empregos e renda, o incentivo ao cooperativismo, a segurança alimentar, além de diversos programas de saúde.

Luciana Tereza, estagiária DCOM/UFLA