Docentes e técnicos administrativos participam de Curso de Capacitação de Gestores – Veja programação

Reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, fala para servidores durante curso

Docentes e técnicos administrativos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) deram início nessa terça-feira (9/5) ao Curso de Capacitação para Gestores da UFLA. A abertura do evento, que ocorreu no anfiteatro do Departamento do Ciências Humanas (DCH), teve as presenças do reitor da instituição, professor José Roberto Soares Scolforo, e da vice-reitora, Édila Vilela de Resende Von Pinho.

De acordo com Elisângela Abreu Natividade, da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PRGDP), o objetivo do curso é preparar os gestores da universidade para o exercício das atribuições para os respectivos cargos que ocupam e alcançar os objetivos institucionais. Segundo ainda Elisângela, o público alvo do evento é formado por pró-reitores, pró-reitores adjuntos, diretores, vice-diretores, chefes, subchefes e coordenadores e dos cursos de graduação e pós-graduação. A demanda do curso partiu da direção executiva da instituição.

Ao dar início aos trabalhos, o professor Scolforo mostrou aos participantes alguns números sobre o crescimento da UFLA em relação à oferta de cursos (graduação e pós-graduação), ao quadro de servidores (técnicos-administrativos e docentes) e às obras no câmpus, especialmente entre 2006 e 2017. O reitor considera que os dados apresentados reforçam a posição de destaque da universidade entre as melhores instituições de ensino superior do país e a necessidade do diálogo entre servidores para solução de problemas na administração pública. Para o professor, é importante que os gestores mantenham o foco nas causas institucionais para o fomento à expansão contínua da universidade.

Nesse sentido, o reitor vê no curso de capacitação a oportunidade de orientar os gestores a respeito das práticas na administração pública. “Existe uma série de normativas, uma série de leis que você precisa conhecer para que você não cometa nenhum deslize. Então, ideia básica do curso é que a gente dê tranquilidade a todos os agentes públicos que para que eles possam desenvolver as funções de chefia com a tranquilidade, obedecendo os preceitos legais”, frisou. O professor entende ainda que a qualificação e a excelência reconhecidamente conquistadas pela universidade nos últimos anos se sustentam também pela capacidade de gestão das suas lideranças.

A pró-reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Débora Cristina de Carvalho, ressaltou que a gestão pública eficiente está também ligada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que define os objetivos estratégicos que devem ser alcançados em cinco anos. Com isso, ela acredita que o curso de capacitação pode contribuir para que essas metas possam ser atingidas.

As atividades previstas no evento vão até 20 de junho, sempre às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, no anfiteatro do DCH. A programação completa está no site da PRGDP.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/Bolsita – Fapemig