Trote solidário: Movimento Universidades Renovadas mobilizou calouros para doação de sangue

Estudantes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) se uniram para mais uma edição de ato solidário. Eles doaram sangue em 27/5, na Unidade de Regional de Pronto Atendimento (URPA), onde funciona um posto de coleta da Fundação Hemominas. A mobilização envolveu 35 calouros e 4 veteranos, tendo sido organizada pelo Ministério Universidades Renovadas (MUR). O trote solidário integrou a programação oficial de Recepção de Calouros.

O MUR está empenhado na promoção da doação de sangue desde 2010, com ações organizadas a cada início de período letivo. Além da campanha, o grupo também é responsável por atividades como a missa Universitária (que ocorre às quartas-feiras, às 18h, na Capela Ecumênica), o Grupo de Oração Universitário (GOU) e a campanha Natal dos Sonhos. Para outras informações sobre o MUR, é possível acessar sua página no facebook.

Saiba por que é importante ser um doador

Pacientes em tratamento contra o câncer, que têm doenças genéticas, que sofrem queimaduras ou outros acidentes, que vão se submeter a cirurgias, entre outras situações, podem precisar de transfusão de sangue. Nesse caso, seu atendimento depende da solidariedade de um doador.

Para o doador, o procedimento é simples: ele passa por uma triagem clínica na unidade hemoterápica, faz um teste rápido para verificar se não há risco de anemia, recebe um lanche para garantir sua hidratação e segue para a coleta do sangue, procedimento que demora poucos minutos. São retirados cerca de 450 ml de sangue. Em 24 horas, o organismo repõe o volume líquido de sangue doado e não há prejuízos para quem pratica o gesto.

Para doar sangue, é necessário atender a critérios de saúde específicos. Consulte a página da Fundação Hemominas e saiba mais.

Fotos: MUR