UFLA recebe calouros em encontro com reitor

Estudantes foram recebidos no Ginásio Poliesportivo

O primeiro período letivo de 2017 começou na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Um dos eventos que marcou o início das aulas é o encontro dos calouros com o reitor da instituição, professor José Roberto Soares Scolforo. Ao todo, 1428 estudantes de 29 cursos presenciais de graduação se reuniram nessa quinta-feira à noite (27/4), no Ginásio Poliesportivo, e foram recepcionados por integrantes das pró-reitorias e das coordenações de curso.

Como de costume, o professor Scolforo deu as boas-vindas aos universitários e os apresentou a pró-reitores, citando, resumidamente, a função de cada um na instituição.  Em seguida, a iniciativa do reitor se repetiu com os coordenadores de curso. Ao se referir aos responsáveis pelo ensino, pesquisa e extensão na instituição, o reitor fez menção à necessidade dos alunos manterem diálogo com os professores e coordenadores para solução de problemas durante o curso. “São pessoas importantes para vocês na universidade. Portanto, incomode-os”, afirmou.

Chegar à universidade pública é um desafio para milhares de brasileiros e brasileiras, especialmente aqueles que têm menos acesso à educação. Por isso, o reitor aconselhou os calouros a aproveitarem ao máximo a chegada à UFLA. “Vocês tiveram a oportunidade que muitos brasileiros gostariam de ter e não têm. As famílias de vocês se sacrificaram muito para vocês estarem aqui. Não dá para perder a oportunidade”.

Scolforo durante conversa com os estudantes

Ao falar do ingresso à universidade, o professor aconselhou aos estudantes a conciliarem estudo e diversão, evitando os excessos e praticando a solidariedade.  “Dá para se divertir, mas vocês vieram aqui para estudar. Quanto mais vocês forem qualificados mais sucesso vocês terão no mercado de trabalho” destacou o reitor, que lembrou ainda dos desafios ao longo vida acadêmica.  “Se vocês chegaram até aqui é porque vocês têm mérito. E quando é preciso acreditar na gente? Quando está tudo fácil? A gente precisa acreditar na gente nas adversidades. Você tem que persistir porque você vai vencer”.

Por fim, o reitor salientou o lugar de destaque da UFLA entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil. Ele atribuiu os bons resultados da universidade ao desempenho dos alunos e ao esforço dos servidores. “Para nós é muito gratificante que vocês tenham escolhido essa instituição. Eu agradeço a cada um de vocês por isso”.

Calouros

Natural de Pirapora, no Norte de Minas, o estudante Bruno Theodoro foi aprovado na UFLA por meio do sistema de cotas no Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação (MEC), para o curso de Filosofia. Ele contou que já conhecia a universidade, onde tem um namorado que cursa Engenharia de Alimentos, e espera desfrutar bons momentos de estudos na instituição.

Caloura de Matemática, Tábata Ferreira Alves Ribeiro vive a expectativa de iniciar um novo curso superior na universidade. Em 2014, ela foi aprovada para Sistemas de Informação, mas resolveu migrar de graduação. Moradora de Carrancas, Tábata sonha em ser professora e trabalhar na região de Lavras.

Informações e reconhecimento

No encontro com o reitor, os estudantes assistiram a dois vídeos. O primeiro é uma reportagem da TV Globo a respeito do reconhecimento da UFLA como universidade sustentável. Já o segundo, que está disponível no Blog do Calouro,  foi produzido espontaneamente pelo estudante de ABI Engenharia Maik Ferreira, que orientou os calouros sobre o funcionamento e a localização de alguns departamentos.

Trote

A aprovação na universidade significa momentos de descontração para os estudantes. A comemoração, no entanto, não deve ser confundida com desordem e abusos. Nesse sentido, a prática do trote foi proibida na UFLA, tanto dentro quanto fora do câmpus, podendo levar até ao desligamento dos envolvidos. A punição está prevista na Resolução 067/08, publicada em 2008 pelo Conselho Universitário da UFLA (Cuni).

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista – Fapemig

Fotos: Mayara Toyama – Estagiária/DCOM

Vídeo produzido pelo Ines explica sobre curso de Pedagogia Bilíngue Português-Libras – UFLA será um dos polos

O Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines/MEC) disponibilizou vídeo que explica a proposta dos cursos de Pedagogia Bilíngue Português-Libras semipresenciais a serem ofertados em 12 polos no Brasil. O vídeo pode ser acessado pelo canal do Núcleo de Educação Online do Ines. A Universidade Federal de Lavras (UFLA) será um dos polos a oferecer a licenciatura.

O curso é especificamente programado para atender a pessoas surdas (50% das vagas) e a ouvintes que desejem ter a formação especializada acrescida dos conhecimentos em Língua Brasileira de Sinais (50% das vagas). O vestibular para seleção da primeira turma a ingressar na UFLA ocorrerá no segundo semestre de 2017 e as aulas terão início em fevereiro de 2018.

Leia outras informações sobre a parceria UFLA-Ines.

Sobre o curso

O curso bilíngue de Pedagogia na modalidade EaD foi concebido dentro do “Plano Nacional dos Direitos da Pessoal com Deficiência – Viver sem Limites”. A responsabilidade pela implementação é do Ines, assumida a partir de um convite do Ministério da Educação.

Os polos de oferta do curso foram divididos pelas cinco macrorregiões brasileiras, havendo dois polos em cada uma delas. Apenas a região Nordeste possui três polos.

Região Sudeste: Ines e UFLA

Região Nordeste: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Região Norte: Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Pará (Uepa)

Região Centro-Oeste: Instituto Federal de Goiás (IFG) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)