UFLA na Mídia: trabalho de recuperação da cultura de marmelo é exibido no Globo Rural

O professor Rafael Pio, do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (DAG/UFLA), participou de uma matéria sobre o cultivo de marmelos, exibida no Globo Rural, na edição do dia 16/4. Clique aqui para assistir a reportagem completa.

Há anos, Rafael Pio dedica-se a pesquisas dessa frutífera, envolvendo ações de extensão visando ao resgate da produção de marmelos em Minas Gerais, com cultivares altamente produtivos. Sete variedades estão sendo testadas em diferentes lugares do Estado.  “O marmelo, usado num dos doces mais antigos do Brasil, está escasso no sul de Minas Gerais. Justamente em municípios que já tiveram sua economia movida pela produção da marmelada. Por isso, agricultores, pesquisadores e a comunidade se mobilizaram para tentar retomar o cultivo da fruta. É um resgate também da história e da cultura da região”- trecho extraído da matéria.

O professor explica que a decadência do marmelo começou entre os anos 70 e 80. “Em 1990 existiam 1500 hectares cultivados por marmelo nesta região (Marmelópolis) e hoje algo em torno de 100 hectares. O marmelo é totalmente dependente da indústria. Se o preço começa a ficar muito baixo o produtor desanima e vai para outra atividade econômica”, comentou o professor no Globo Rural.

Clique aqui para assistir a reportagem completa.

Camila Caetano – jornalista, bolsista Dcom/Fapemig.

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.