Equipe de robótica representa UFLA em competição nos Estados Unidos

Embarque da equipe Troia para os EUA

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) será representada pela Equipe Troia de Robótica na Robogames 2017. A competição mundial de robôs acontece na cidade de Pleasanton, na Califórnia, nos Estados Unidos, entre 21 e 23 de abril. Essa é a primeira vez que o grupo participa do evento. A equipe embarcou para os EUA nesta segunda-feira, levando na mala a esperança de bons resultados.

De acordo com Pedro Henrique Mori, integrante da Troia, a viagem ocorre após a ajuda financeira dos professores de todos os departamentos da UFLA, dos patrocinadores e dos lavrenses.  Ao todo, nove robôs seguiram para os Estados Unidos e vão competir em categorias variadas.

A Equipe Troia de Robótica surgiu em 2011, a partir da união de dois núcleos de estudo do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFLA. Formado por 29 estudantes, o grupo já alcançou importantes conquistas em competições nacionais e internacionais.

Outras informações sobre o evento estão na página oficial da Troia no Facebook.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsita – Fapemig

UFLA divulgou oitava chamada do SiSU e PAS – matrículas até 18 de abril

A Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) divulgou a oitava chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Processo de Avaliação Seriada (PAS), para ingresso no primeiro período letivo de 2017 na UFLA. Os convocados têm o prazo de 13 a 18 de abril para realizar a matrícula. Acesse as listas com as convocações:

Oitava chamada – SiSU

Oitava chamada – PAS

Para se matricular, o estudante convocado deve entregar os documentos exigidos nas instruções de matrícula específicas (ampla concorrência ou vagas reservadas) à DRCA. A entrega pode ser feita: presencialmente, na Secretaria da DRCA (Centro Administrativo da UFLA), das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas, ou mediante o envio dos documentos referentes à sua modalidade de ingresso, via Sedex, com data de postagem até 18/4/2017. Essa documentação inclui a ficha-cadastro impressa, preenchida e assinada. A ficha-cadastro é disponibilizada em www.drca.ufla.br nos menus do PAS e do SiSU. Confira as instruções de matrícula:

SiSU

PAS

Nona chamada

A próxima chamada está prevista para o dia 19 de abril, para o SiSU e para o PAS. A matrícula dessa chamada será de 20 a 24/4/2017. Nas instruções de matrícula, é possível visualizar as datas previstas para as demais chamadas.

Início do período letivo 2017/1

Conforme calendário acadêmico aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão em março, o período letivo 2017/1 começará em 24 de abril. Neste dia, haverá a Recepção de Calouros, com programação a ser divulgada pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

Acesse o Calendário Letivo 2017/1 (graduação presencial).

Saiba mais detalhes sobre a vida acadêmica no Blog do Calouro.

Texto: Luciana Tereza – estagiária DCOM/UFLA

Proec divulga lista de selecionados para o cursinho Pré-Uni

A lista dos estudantes selecionados para fazerem o cursinho pré-vestibular gratuito (Pré-Uni) foi divulgada nesta segunda-feira (17/4) pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFLA (Proec). Os selecionados deverão comparecer à Proec (Centro Administrativo da UFLA) até o dia 26 de Abril, das 8 às 12 horas.

Na Proec, os selecionados deverão apresentar os documentos de identidade e CPF; aqueles que forem menores de 18 anos deverão, ainda, estar acompanhados por um responsável (pai ou mãe ou um responsável legal que deverão apresentar documento de identidade).

O Pré-Uni é um cursinho pré-vestibular gratuito, oferecido pela UFLA em parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras, voltado para estudantes de baixa condição socioeconômica. O cursinho tem como objetivo preparar jovens e adultos para o ingresso ao ensino superior, com aulas ministradas por graduandos e pós-graduandos da UFLA, no próprio câmpus.

Confira a lista de selecionados do Pré-Uni, para o 1º semestre de 2017, aqui.

Informações e dúvidas:
Secretária: Danúbia Oliveira Rodrigues
E-mail: preuni@proec.ufla.br

Camila Caetano – jornalista, bolsista Dcom/Fapemig.

UFLA na Mídia: trabalho de recuperação da cultura de marmelo é exibido no Globo Rural

O professor Rafael Pio, do Departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (DAG/UFLA), participou de uma matéria sobre o cultivo de marmelos, exibida no Globo Rural, na edição do dia 16/4. Clique aqui para assistir a reportagem completa.

Há anos, Rafael Pio dedica-se a pesquisas dessa frutífera, envolvendo ações de extensão visando ao resgate da produção de marmelos em Minas Gerais, com cultivares altamente produtivos. Sete variedades estão sendo testadas em diferentes lugares do Estado.  “O marmelo, usado num dos doces mais antigos do Brasil, está escasso no sul de Minas Gerais. Justamente em municípios que já tiveram sua economia movida pela produção da marmelada. Por isso, agricultores, pesquisadores e a comunidade se mobilizaram para tentar retomar o cultivo da fruta. É um resgate também da história e da cultura da região”- trecho extraído da matéria.

O professor explica que a decadência do marmelo começou entre os anos 70 e 80. “Em 1990 existiam 1500 hectares cultivados por marmelo nesta região (Marmelópolis) e hoje algo em torno de 100 hectares. O marmelo é totalmente dependente da indústria. Se o preço começa a ficar muito baixo o produtor desanima e vai para outra atividade econômica”, comentou o professor no Globo Rural.

Clique aqui para assistir a reportagem completa.

Camila Caetano – jornalista, bolsista Dcom/Fapemig.

Esse conteúdo de popularização da ciência foi produzido com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – Fapemig.