UFLA faz parceria com multinacional para melhorar genética de rebanho bovino

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a empresa multinacional CRI anunciaram uma parceria para o melhoramento genético do rebanho bovino da instituição. Uma palestra a respeito dos critérios de seleção e de acasalamento dos animais que serão utilizados nos trabalhos deu início às atividades . O evento aconteceu na noite dessa quinta-feira (31/03), na sala de reuniões do Departamento de Zootecnia (DZO).

Além do aprimoramento genético do rebanho, a parceria vai permitir o treinamento de alunos dos cursos de Zootecnia, Veterinária e Agronomia da graduação e da pós-graduação nos processos de inseminação artificial e acasalamento, conforme explicou o professor Marcos Neves Pereira, do DZO. A parceria tem duração de quatro anos e vai ainda fornecer genotipagem ao gado da raça Holandesa

Os animais bovinos da UFLA são utilizados no ensino, na pesquisa e na extensão. O rebanho é formado pelas raças leiterias Holandesa, Gir e da corte Tabapuã. A CRI tem sede nos Estados Unidos e atua na venda de qualidade genética nas raças taurinas e zebuínas voltadas para a produção de leite e carne.

Texto: Rafael Passos – Jornalista/bolsista Fapemig