UFLA e prefeitura negociam colaboração em projetos do município

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a prefeitura do município iniciaram nessa quarta-feira (29/3), em reunião realizada na reitoria, negociações para o fortalecimento de parcerias existentes e trabalhos conjuntos em novos projetos. As ações previstas são principalmente para as áreas de educação, desenvolvimento rural e projetos de infraestrutura que visam ao enfrentamento de enchentes no município.

Participaram do encontro o prefeito de Lavras, José Cherem; o vice-prefeito e secretário de Assuntos Rurais, Edson Alves de Abreu (conhecido como Duti); a gerente da Secretaria de Assuntos Rurais, Roseane Maria Evangelista Oliveira; e o assessor de Governo Rafael Rodrigues Pedemonte. Eles foram recebidos pelo reitor da Universidade, professor José Roberto Soares Scolforo; pela vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho; pela chefe de gabinete, Joziana Muniz de Paiva Barçante e pela equipe de pró-reitores da instituição.

Os novos projetos da prefeitura, que devem resultar das negociações, contarão com apoio técnico da Universidade, levando em consideração o interesse público e do município. Na educação, por exemplo, o objetivo é o envolvimento de estudantes da UFLA, especialmente das áreas de saúde, ciências agrárias e licenciaturas, para uma atuação multidisciplinar nas escolas, em ações que serão programadas a partir das necessidades do município. A parceria para a formação continuada de professores também é um ponto de destaque na pauta, especialmente para uso de novas tecnologias.

Para o desenvolvimento rural, parcerias podem ser consolidadas em projetos para melhoria da infraestrutura das estradas e outras atividades voltadas para a promoção da qualidade de vida da população. Outra frente de trabalho será em projetos já existentes, que podem ser expandidos e aperfeiçoados. É o caso do cursinho pré-vestibular gratuito Pré-Uni, ofertado há mais de dez anos e que passará por reformulações para ampliar sua abrangência.

Professor Scolforo lembrou o quanto o orçamento da UFLA, a folha de pagamento, as obras e fluxo de estudantes são representativos para a economia de Lavras e reforçou o compromisso da instituição em ampliar sua participação na geração de novas oportunidades para a cidade, com apoio técnico e especializado para que o município implemente projetos importantes para seu desenvolvimento.

O prefeito destacou também a importância da presença da UFLA nas ações e novos projetos, manifestando o compromisso da prefeitura com os esforços para que o município possa avançar. Após essa primeira reunião, as equipes ainda trabalharão nas propostas, para que possam ser avaliadas, viabilizadas e implementadas.