Professora da UFLA é premiada como revisora destaque na revista 2D Materials da IOP Publishing

Professora Jenaina Soares (DFI/UFLA)

A professora Jenaina Soares, do Departamento de Física da Universidade Federal de Lavras (DFI/UFLA) foi a única pesquisadora brasileira a receber o prêmio “Outstanding Reviewer” da revista 2D Materials/IOP Publishing, constando assim na consagrada lista de revisores destaques do periódico.

Esta revista é voltada para publicações na área de novos nanomateriais bidimensionais como o grafeno e outros materiais laminares, sendo um periódico de alto impacto (Impact factor = 9,6 no ano de 2015). “Eu fiz várias revisões de artigos científicos durante 2016 e eles me deram um prêmio de revisora de destaque, em uma lista reduzida, e em que de fato sou a única brasileira”, comenta a professora.

A professora explica que o “Outstanding Reviewer Award” foi dado para uma parcela reduzida de pesquisadores que atuaram como revisores, e que em 2016 apresentaram contribuições relevantes e acima da média quanto à análise dos artigos científicos. “É o reconhecimento de um trabalho importante para a comunidade científica, já que os revisores são os profissionais mais qualificados a analisarem de perto os trabalhos científicos antes que os mesmos sejam publicados. Neste momento que podem ser sugeridas melhorias, detectar o quão inédito o trabalho é, e também sondar a veracidade dos fatos, garantindo a qualidade do material a ser disponibilizado para a nossa comunidade científica”.

Certificado Outstanding Reviewer

Na lista dos revisores destaques estão pesquisadores muito conceituados de universidades importantes mundialmente, como Harvard University, University of Manchester, University of Washington, etc. A lista completa de premiados pode ser acessada em: http://iopscience.iop.org/journal/2053-1583/page/reviewer2016

“A IOP Publishing tem o orgulho de reconhecer a excelência na revisão e os nomes listados aqui foram escolhidos pelas equipes editoriais da revista. Sem a contribuição e experiência da nossa comunidade de revisores, seria impossível manter os altos padrões da revista, e gostaríamos de agradecer muito a todos pelo seu serviço”- trecho extraído da IOP Publishing.

Na UFLA, Jenaina coordena o grupo de pesquisa em teoria, síntese e caracterização de novos materiais (NanoMat/UFLA), que dedica-se ao estudo das propriedades eletrônicas, ópticas, estruturais e vibracionais de novos materiais, principalmente bidimensionais (grafeno, novos alótropos de grafeno, metal dicalcogenetos de trasição, dentre outros), com uma abordagem tanto teórica quanto experimental.

NanoMat

O NanoMat surgiu em 2015, após a estruturação inicial do Departamento de Física, que foi fundado em outubro de 2014. O foco de atuação compreende o estudo teórico e experimental das propriedades químicas e físicas de materiais, especialmente nanoestruturas bidimensionais, visando o entendimento de novos fenômenos observados devido à baixa dimensionalidade ou à síntese de novos compósitos.

Para realizar os estudos são utilizados métodos como a Teoria do Funcional da Densidade (Density Functional Theory – DFT), teoria de grupos, Espectroscopia Raman, síntese por deposição química de vapor (Chemical Vapor Deposition – CVD), Microscopia de Força Atômica, Microscopia Eletrônica de Varredura, dentre outros.

Outro ponto estratégico de atuação do NanoMat é o desenvolvimento de instrumentação científica para síntese e caracterização de novos materiais, assim como instrumentação voltada ao ensino. É fundamental destacar a formação de pessoal altamente qualificado para o desenvolvimento de tecnologias barateadas, e que podem ser transformadas em produtos a serem transferidos para a sociedade.

O NanoMat desenvolve ainda pesquisas multidisciplinares envolvendo materiais para a melhoria da qualidade de solos e também análises de composição e armazenamento de cafés especiais, procurando desenvolver metodologias que agregam valor a estes produtos.

Texto: Camila Caetano, jornalista- bolsista DCOM/Fapemig.