Leishmaniose Tegumentar e Hanseníase: Carreta da Saúde estará na Praça Dr. Augusto Silva para triagens

A população de Lavras é convidada a participar, na segunda-feira (3/4), de uma mobilização para combate à Hanseníase e à Leishmaniose Tegumentar. A Carreta da Saúde – um caminhão itinerante que atua como um centro de saúde móvel – estará na Praça Augusto Silva das 8h às 11h e das 12h às 18h para realizar triagem e avaliação de lesões de pele. Pessoas de todas as faixas etárias podem passar pela avaliação. Consultas e exames complementares serão agendados, caso haja necessidade.

Durante as atividades, equipes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e da prefeitura estarão no local para realizar ações de educação em saúde relativas aos temas.

A Carreta da Saúde é um projeto existente desde 2009, desenvolvido pela empresa Novartis, em articulação com o Ministério da Saúde, as secretarias estaduais de saúde, as secretarias municipais de saúde e o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems). Em Lavras, a organização do evento é da prefeitura, em parceria com a UFLA por meio do projeto Minuto da Saúde, que inclui esforços da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitário (Praec) e do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e do Laboratório de Biologia Parasitária (Biopar/UFLA).

A previsão é de que cerca de 20 membros da comunidade acadêmica da UFLA, entre estudantes e professores,  atuem na ação, intitulada “Dia da Mancha”.