Estudantes da UFLA participam do programa Minas Digital

Participantes do Minas Digital em Belo Horizonte

No último fim de semana (25 e 26/03), foi realizado em Belo Horizonte um treinamento promovido pela equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do governo de Minas (Sedectes). Ação faz parte do programa “guarda-chuva” para a inovação Minas Digital.

Os estudantes do Departamento de Administração e Economia (DAE), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Bruna Caroline Souza e Artur Alexandre Gonçalves, ambos membros do Empreende UFLA, do Centro de Inteligência em Mercados (CIM), fizeram o treinamento com 25 novos Agentes Regionais de Inovação. Eles vão atuar com elo entre as ações governamentais relacionadas à inovação e empreendedorismo.

Depois de conhecer todos os projetos e eventos, foram apresentadas as diretrizes do “Difusão do Minas Digital”, incluindo as tarefas e metas que cada um deve desenvolver junto ao seu ecossistema local e dúvidas que surgiram.

“Foi um final de semana intenso com muitas atividades e treinamentos, onde tivemos a oportunidade de entender melhor o programa Minas Digital. Estar atuando nesse projeto é algo inspirador e motivacional. Tudo isso aconteceu porque eu e o Artur de alguma forma criamos nossas ações e o Empreende UFLA foi uma parceria com o CIM que deu muito certo. Então o apoio do CIM e do professor Luiz Gonzaga de Castro Junior foi muito importante para a gente chegar onde chegou hoje e conseguir abraçar essa oportunidade”, comentou a estudante Bruna Caroline.

O programa Minas Digital nasceu como iniciativa pioneira do governo de Minas, capitaneado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), e visa gerar o desenvolvimento econômico e social do estado e do país.

Além disso, a iniciativa busca expandir o ambiente de inovação de BH para o estado por meio de seus 17 pontos estratégicos de desenvolvimento. Essa estratégia envolve todas as ações governamentais de incentivo e apoio, conforme as necessidades e vocações regionais.

Segundo o estudante Artur Gonçalves, a formação foi produtiva para ampliar contatos e participar de um projeto com o propósito de conseguir interiorizar as ações governamentais. O trabalho inclui outros programas voltados para diferentes públicos – universitários, população em geral e estudantes do Ensino Médio. “O nosso objetivo é conseguir transformar Minas no melhor estado para se empreender e inovar”.

Texto: Mariane Rodrigues de Freitas. Assessoria de Comunicação da InovaCafé.