Concerto na UFLA percorre a Grécia Antiga até chegar ao período Barroco

Apresentação musical no Salão de Convenções da UFLA

Arte e natureza contracenaram e chamaram a atenção do público no concerto “Zeitgeist: expressões musicais de época(s)”, no último sábado (18/03), no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A apresentação do Duo Lachrima Antiqua foi conduzida pela musicista Deborah Antonucci Laprea e pelo músico Luciano Salgado. Os artistas levaram a plateia para uma viagem, que se iniciou na Grécia Antiga, passando pela Idade Média e Renascença, até chegar ao período Barroco, no século XVIII.

Entre as canções executadas com instrumentos semelhantes aos utilizados na época retratada no espetáculo, destacam “Hino à Musa (Mesomedes séc. II)”, “Cantigas de Santa Maria (Afonso X o Sábio – 1221 até 1284)” e “Invenção a Duas Vozes – Bourrée (J.S. Bach – 1685 até 1750)”.

Para Luciano Salgado, a música barroca consegue se comunicar com o mundo contemporâneo por abordar questões relacionadas ao drama, à ciência e à religião. “A música barroca é um pouco atual porque ela fala muito do drama de certa forma humano. Na época, era um conflito entre a fé religiosa e as recentes descobertas da ciência”, comentou.

Público acompanhou de perto e aplaudiu a apresentação

Deborah acredita que a exibição da música barroca é uma forma de resgatar a arte. “É um resgate do pensamento do homem de época e resgata a arte, né? Hoje parece que quanto menos arte mais bonito. Mas não é. A arte ainda vai salvar o mundo”, opinou.

A presença do público no concerto agradou aos músicos. “Muito bom, um público bastante grande para esse tipo de música”, disse Luciano. “Achei fantástico os meninos prestando atenção”, complementou Deborah.

O evento teve a promoção do Centro Acadêmico de Filosofia e o Preludium Estudos Musicais, sendo que cada ingresso foi trocado por um quilo de alimento não perecível.

Doação

Alimentos doados foram para vítimas de temporal

O concerto arrecadou 239 quilos de alimentos, segundo o professor Renato dos Santos Belo, do Departamento de Ciências Humanas (DCH). Os donativos foram encaminhados à escola estadual Cristiano de Souza e à associação AASA, em Lavras, que assistem às pessoas atingidas pelo temporal de sábado (18/03).

Leonardo Assad – Jornalista/bolsista/Rede Social do Café