Prêmio de Pesquisa Básica Mares Guia será lançado na UFLA no dia 23 – participe

A UFLA sediará uma cerimônia de lançamento do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia de Pesquisa Básica 2017, que contempla cientistas mineiros cujos estudos e pesquisas contribuam significativamente para a ciência. A cerimônia será no dia 23/3, às 16 horas, no Salão de Convenções, com entrada gratuita. O prêmio é promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

No evento, será lançado o Edital de Chamada, que definirá os prazos de inscrição e critérios e procedimentos para sua efetivação. Em 2017, o prêmio será concedido nas categorias “Instituição/Empresa” e “Empresa Jovem”. A primeira categoria diz respeito à unidade (departamento, laboratório, núcleo, entre outras) com atuação em ciência e tecnologia, ou à própria instituição, pública ou privada.

Já a categoria empresa jovem contempla instituições com até cinco anos de instalação e faturamento limitado a R$ 3,6 milhões – empresas incubadas, aceleradas, startups e spin-offs. As candidaturas nas categorias Instituição/Empresa e Empresa Jovem deverão estar sediadas em Minas Gerais ou aqui possuírem unidades instaladas.

O prêmio é constituído por diploma e medalha para os agraciados, e quinze mil reais para o primeiro colocado – valor destinado para uso exclusivo em atividades de pesquisa básica. A escolha leva em conta a relevância dos resultados da pesquisa para a ciência e suas potenciais aplicações na solução de problemas sociais, no mercado ou na melhoria da qualidade de vida em Minas Gerais, e a originalidade.

No ano passado, o professor Matheus Puggina de Freitas, do Departamento de Química da UFLA (DQI), foi o vencedor desse prêmio na categoria Jovem Pesquisador. Ele foi premiado premiado com o trabalho “Estrutura molecular e sua relação com propriedades químicas, físicas e biológicas”.

Mares Guia

Marcos Luiz dos Mares Guia foi um dos responsáveis pela descoberta da insulina humana recombinante e pela fundação da Biobrás, empresa pioneira na fabricação de insulina no Brasil. O cientista também foi um dos idealizadores da Fapemig, instituição fundada em 1986, professor emérito do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e um dos mais importantes pesquisadores da área de biotecnologia do País.