Saúde mental será tema da próxima campanha Praec-DSA – ações serão em 22/3 no Centro de Convivência

Ansiedade, depressão, transtorno obsessivo compulsivo, síndrome de Burnout e suicídio – um conjunto de estados mentais que podem prejudicar o bem-estar e causar males à saúde física. Esses temas estarão em debate no Centro de Convivência da UFLA na quarta-feira (22/3), das 11h30 às 12h30 e das 20h às 21h. Toda a comunidade acadêmica é convidada a comparecer, interagir e solucionar dúvidas.

O lema das atividades é “Com sua mente em paz, você pode mais. Cuide da sua saúde mental”. Os psicológos Ismael Pereira de Siqueira, Vanessa Maria Carvalho Coelho, Renato Ferreira de Souza e Ricardo Correa Pacheco estarão no local para conduzir a roda de conversa, bem como o psiquiatra Ulisses de Miranda Vieira.

A campanha faz parte de uma iniciativa conjunta da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec – Coordenadoria de Saúde) e do Departamento de Ciências da Saúde (DSA), por meio do projeto “Minuto da Saúde”. A ação tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e do Centro Acadêmico de Medicina (Cambape). Além do compartilhamento de informações, a atividade irá incluir também uma dinâmica de relaxamento, durante a qual um professor de yoga ensinará técnicas de meditação, exercícios de respiração e mantras.

Essa é a segunda campanha institucional promovida em 2017 a partir da parceria. A primeira delas abordou as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e ocorreu em período anterior ao Carnaval (Relembre).