Leite será o primeiro tema abordado pela UFLA no Espaço Tecnológico do Mercado Municipal

“Você sabe de onde vem o leite?” – esse será o tema da primeira participação da UFLA no Espaço Tecnológico, no Mercado Municipal de Lavras. O Grupo de Apoio à Pecuária Leiteira (UFLALeite) coordenará as atividades dessa participação, durante o dia 17 de março, no Mercado Municipal, das 8 às 18h. As atividades, gratuitas e voltadas para o público em geral, constituirão uma mostra com o objetivo de divulgar e popularizar as tecnologias de produção leiteira e o valor do leite como alimento.

O UFLALeite promoverá instruções e atividades lúdicas sobre várias etapas da produção do leite e seus derivados. Entre os assuntos, estão: alimentação específica de vacas leiteiras, sistemas de produção, criação de bezerras, valor nutritivo do leite e derivados, mitos e verdades sobre o leite. Também haverá distribuição de brindes.

A coordenadora do UFLALeite, professora Marina Danes (DZO/UFLA), considera que o evento será uma oportunidade de “conscientizar os consumidores de leite a respeito do processo produtivo desse alimento e de mostrar um pouco do trabalho do Grupo”. Outras informações sobre a Universidade serão prestadas aos visitantes, por meio de distribuição de material informativo.

O Espaço ainda coletará opiniões dos visitantes sobre temas de interesse para as próximas participações. A iniciativa do Espaço Tecnológico para promover a transferência de tecnologias é uma parceria da Prefeitura Municipal de Lavras, por meio da Secretaria de Assuntos Rurais; UFLA; Epamig; Emater-MG e Sindicato dos Produtores Rurais. A primeira mostra foi realizada no dia 10, com exposição da Epamig sobre cafés e azeite.