Com quase 50 publicações, professor da UFLA é destaque em pesquisa sobre Gestão Social



15 de Março de 2017, 4:10 pm , com 1.759 visualizações

Professor José Roberto durante evento realizado na UFLA em 2016.

Um professor do Departamento de Administração e Economia (DAE), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), é destaque em dissertação sobre Gestão Social. De acordo com a pesquisa, José Roberto Pereira é o autor com maior número publicações no âmbito da “Rede de Pesquisadores de Gestão Social (RPGS)”, com 49 trabalhos, entre 2005 e 2015. A dissertação foi apresentada à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo ainda o estudo, o professor apresentou suas produções científicas em cinco importantes eventos ligados à Administração Pública e à Gestão Social que foram objeto de análise da pesquisa, além de publicar artigos em seis dos oito periódicos destacados no estudo.

A pesquisa utilizou uma categorização para diferenciar a regularidade de produção dos pesquisadores. Nesse sentido, Pereira aparece na “continuantes”, o que significa que ele tem mais de uma publicação em cinco ou mais anos diferentes e ao menos uma nos últimos três anos, conforme o estudo.

“Fiquei extremamente satisfeito com o resultado da pesquisa que leva em conta também os trabalhos compartilhados com diferentes autores da esfera da Gestão Social”, avaliou o professor. Para ele, os números do estudo consolidam a UFLA como universidade de destaque em trabalhos sobre Gestão Social. “Os números nos dão credibilidade para seguir com os estudos”.

José Roberto Pereira ressaltou ainda que o Brasil é um dos protagonistas na produção de pesquisa sobre Gestão Social. Apesar dessa condição, ele entende que o país ainda pode avançar e ampliar suas ações nesse campo do saber.

Na UFLA, José Roberto Pereira e a professora Ana Alice Vilas Boas coordenam um grupo de pesquisa formado em 2007 e que trata de Administração Pública e Gestão Social. A universidade já sediou o Encontro Nacional de Pesquisadores em Gestão Social (Enapegs), cujo tema foi “Gestão Social e Gestão Pública: Interfaces e Delimitações”. A pesquisa também cita três professores e três professoras com formação acadêmica na UFLA e atuação de destaque na esfera da Gestão Social por outras instituições de ensino.

A pesquisa

O estudo faz parte da dissertação “Gestão Social como campo do saber no Brasil: uma análise de sua produção científica pela modelagem de redes sociais (2005-2015)”, cuja autora é Isabela de Oliveira Menon, do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da USP. Em linhas gerais, a pesquisa propôs mapear e construir a rede de produção científica do campo do saber em Gestão Social na última década, no Brasil.

Com isso, o trabalho buscou identificar as principais características do segmento associadas à formação acadêmica e à vinculação institucional, além da concentração temática e dinâmica de relacionamento dos pesquisadores.

Texto: Rafael Passos, jornalista – bolsista DCOM/Fapemig.

Página Eventos UFLA no Facebook

Diretrizes de Comunicação da UFLA

Notícias por data

Março 2017
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Arquivo