I Workshop in Tropical Soils é realizado na UFLA em parceria com a Universidade de Lancaster

Abertura do I Workshop in Tropical Soils: Environmental challenges and opportunities

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) sedia nesta semana o “I Workshop in Tropical Soils: Environmental challenges and opportunities” em parceria com a Universidade de Lancaster, Reino Unido. A visita integra as ações de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPCS).

O evento, coordenado pelo professor Marx Leandro Naves Silva, do Departamento de Ciência do Solo (DCS), vai abordar os principais problemas e soluções potenciais relacionados aos solos tropicais. O evento é fechado para um grupo de estudantes de doutorado da UFLA, Universidade de Lancaster, e Universidade de São Paulo.

Na manhã desta segunda-feira (13/2) foi realizada uma dinâmica para que os estudantes se conhecessem melhor. As atividades acontecerão até sexta-feira (17/2). Além das palestras com os professores da UFLA, os estudantes realizarão visitas técnicas em Carrancas, Extrema e, no Poço Bonito.

O evento tem como objetivo aproximar pesquisadores e estudantes da UFLA com os da Lancaster

O professor Marx ressalta que o evento tem como objetivo aproximar os estudantes da UFLA com os da Lancaster, estimulando que novas pesquisas sejam realizadas entre as instituições. Além disso, segundo Marx, a visita na região possibilitará o contato dos pesquisadores com solos que não há na Europa.

A visita da Universidade de Lancaster é coordenada pelo professor John Quinton, chefe de pesquisa do Lancaster Environmental Centre. John passou os últimos 25 anos trabalhando na compreensão dos processos de erosão do solo que degradam suas funções. Em outubro de 2015, esteve na UFLA para uma visita técnica. Na ocasião, John ministrou a palestra “Soil water: at the nexus of food production and environmental quality”, apresentando a importância da interação da água com o solo para a produção de alimentos e manutenção da qualidade dos recursos hídricos.

Para o pesquisador, novas abordagens para a gestão de compactação em pastagens são urgentemente necessárias. “Recente trabalho no Reino Unido demonstrou a prevalência de danos estruturais na superfície do solo, provocados por máquinas e animais que o atravessam em condições pobres. O dano reduz as taxas de infiltração e aumenta o escoamento superficial”, explica em seus trabalhos.

Dinâmica realizada na abertura do evento

Internacionalização

A cooperação entre a UFLA e a Universidade de Lancaster teve início em 2009, em uma ação pioneira que estabeleceu o primeiro acordo de cooperação internacional envolvendo a dupla titulação de doutorado entre as duas universidades. A parceria possibilita desde então o intercâmbio de estudantes e professores das duas instituições, sobretudo com a expansão de projetos de pesquisa no âmbito de programas de pós-graduação.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.