UFLA assina termo de intenção para implementar Centro de Segurança de Alimentos e Proteção Ambiental

Professores Arthur Mohl (reitor da WUR) e José da Cruz Machado (representante da UFLA) na assinatura do termo de intenção

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) e o Centro de Pesquisa de Wageningen (WUR)/Holanda, assinaram um protocolo de intenção, com o objetivo de adiantar a criação do Centro de Excelência especializado em Segurança de Alimentos e Proteção Ambiental no câmpus. Este projeto é um antigo anseio que vem sendo discutido mais concretamente nos últimos anos como parte de um Programa de Cooperação existente entre as instituições. Na ocasião, a UFLA foi representada pelo professor José da Cruz Machado.

Além da assinatura do protocolo, ficou também estabelecida a organização de um Workshop e Curso de Treinamento na área de Segurança de Alimentos e Proteção Ambiental na UFLA, no final de 2017, com o intuito de estabelecer os rumos administrativos e técnicos para a criação e fortalecimento do Centro.

Trata-se, de uma iniciativa que irá possibilitar a participação integrada de toda comunidade de ambas as instituições.  “É importante salientar que este tipo de estrutura é ainda inexistente no Brasil nos moldes que está sendo proposta e sua criação vem ao encontro da necessidade que o país tem sentido em relação às barreiras no âmbito do comércio internacional, além de garantir alimentos de qualidade à população brasileira e assegurar sustentabilidade das atividades agrícolas e dos ambientes onde a produção e os diversos segmentos da cadeia agrícola estão inseridos”, complementa o professor.

Centro de Segurança de Alimentos (RIKILT)

Estima-se que a população mundial deverá atingir cerca de 9 bilhões de pessoas nos próximos 20-25 anos, o que provoca uma defasagem insustentável em relação a oferta de alimentos. Assim, esta iniciativa da UFLA é uma resposta aos novos desafios que vêm sendo impostos ao Brasil nos últimos tempos em relação à necessidade de aumento da produção agrícola de maneira sustentada e qualificada.

“Ao Brasil tem sido lançado o desafio de aumentar sua produção agrícola em 40% neste período estimado. Com a criação de um Centro de pesquisa, ensino e prestação de serviços à comunidade, voltado para alimentos e proteção do ambiente. A UFLA dá mais um importante passo em sua missão de desenvolver tecnologias inovadoras e formar profissionais qualificados para estas missões estratégicas de interesse da sociedade brasileira”, ressalta Machado.

O reitor da UFLA destaca que o Centro será uma referência no Brasil, em apoio aos segmentos envolvidos na produção e controle de qualidade de alimentos de origem agrícola e que ainda um meio de integração de diversas áreas da UFLA e da WUR, voltadas para o controle da qualidade de alimentos e do ambiente.

Histórico

Participantes da primeira reunião realizada em 2015: Jorge Teodoro de Souza (UFLA), Ria Huslman (representante America Latina- WUR), Arthur Mohl (reitor da WUR), José da Cruz Machado (UFLA), Cees Waalwijk (pesquisador PRI/WUR), Theo van der Lee (pesquisador PRI), Robert van Gorcom (diretor do RIKILT/WUR), Gijs Kleter (pesquisador RIKILT/WUR).

Nos dois últimos anos foram realizadas algumas missões de trabalho na Holanda para firmar a parceria entre a UFLA e a Universidade de Wageningen. A primeira foi realizada em julho de 2015 pelo professor do Departamento de Ciências dos Alimentos (DCA) Luís Roberto Batista, para tratar especificamente da participação do Instituto de Segurança de Alimentos (RIKILT), referência mundial em controle de qualidade de alimentos, no projeto da UFLA. Fruto desta missão houve a assinatura de um Acordo de Intenção entre as partes.

Uma segunda missão ocorreu em outubro/novembro de 2015 tendo como representantes da UFLA os professores José da Cruz Machado e Jorge Teodoro de Souza, ambos do Departamento de Fitopatologia (DFP). Na ocasião, eles entregaram uma carta do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, ao reitor da WUR, professor Arthur Mohl, na qual era formalizado o convite à Instituição holandesa para ser parceira na criação e desenvolvimento do Centro.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA.