UFLA recebe Seed Road – evento promove a 4ª rodada de aceleração de startups em MG

Nessa terça-feira (7/2), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi palco do II Meetup “Aceleração Seed”, evento promovido pelo Programa Empreende UFLA, do Centro de Inteligência em Mercados (CIM), em parceria com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), com a Cafeteria Escola CafEsal e a Agência de Inovação do Café (InovaCafé).

O objetivo do evento foi promover a quarta rodada do programa de aceleração de startups, de iniciativa do Statups and Entrepreneurship Ecosystem Development (Seed) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). O programa contribui com o desenvolvimento do ecossistema de startups do Estado de Minas Gerais, fomenta o empreendedorismo tecnológico, atrai para o Estado e ajuda a manter capital humano e projetos de negócio com alto potencial de crescimento, além de estimular o desenvolvimento da inovação tecnológica no ambiente produtivo, induzindo a cultura de inovação no Estado.

“A gente sabe que estão surgindo muitas inovações aqui na UFLA, então estamos aqui para apresentar o programa e fazer com que os empreendedores participem dessa iniciativa, enxergando esta como uma oportunidade para promover a agregação de valor na atividade econômica, por meio do incentivo à transformação de conhecimento em negócios de maior valor e conteúdo tecnológico”, explicou a gestora de Projetos e Parcerias Estratégicas do Seed, Andrea Motta.

Empreendedores ou startups de todo o país podem participar do edital. Basta atender aos pré-requisitos estabelecidos pelo programa, como: ter idade mínima de dezoito anos; ser brasileiro, nato ou naturalizado, ou estrangeiro em condições de permanecer em Belo Horizonte durante o período de participação no programa; e pertencer a uma única equipe proponente. O coordenador do CIM e da Inbatec, professor Luiz Gonzaga de Castro Junior, afirmou que eventos como esses são bem-vindos para despertar a cultura empreendedora na Universidade. “Esse novo modelo de evento faz com os estudantes possam enxergar possibilidades de desenvolver suas ideias e transformá-las em startups, tentando inclusive uma vaga para acelerar seu negócio no Seed. Essa questão do empreendedorismo é mais próxima do que parece, por isso estamos promovendo o evento no Centro de Convivência da Universidade, junto à Cafeteria, para aproximar esses estudantes, dando um viés mais informal e descontraído ao acesso à informação, colaborando com a troca de experiências e sinergia entre os interessados”.

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer o modelo de negócios da cafeteria escola CafEsal e os cafés preparados pela equipe da Barista Helga Andrade. “A cafeteria é uma proposta inovadora. Surge dentro desse ambiente de trabalho coletivo e agregação de valor de forma criativa. Então queremos colaborar cada vez mais com eventos como esse, para que se promova a discussão em torno de modelo de negócios inovadores e também o direcionamento desse conceito para o café no município de Lavras”, ressaltou Helga.

O empreendedor Nestor Soares, formado em Ciências da Computação pela UFLA,  visitou o evento para conhecer o ambiente empreendedor das empresas de tecnologia da cidade. Ele, que já vem desenvolvendo um negócio voltado para marketing digital, achou interessante a proposta do Seed, uma vez que ela aproxima os empreendedores locais dos polos mundiais de inovação.

Saiba mais sobre a 4ª rodada de aceleração do Seed, programa que vem potencializar a interação, as redes e a transferência de conhecimentos e habilidades entre empreendedores apoiados e o ecossistema local de startups, clique aqui e acesse o edital.

Empreende UFLA

Criado pelo CIM, o programa Empreende UFLA é uma iniciativa que vem fornecer capacitação e fomentar o empreendedorismo na Universidade. O projeto de extensão foi idealizado por dois estudantes do curso de Administração Pública da UFLA e atualmente promove mentoria para universitários que desejam desenvolver negócios inovadores e eventos com novo formato.

Texto e Fotos: Vanessa Trevisan (Ascom InovaCafé)