Calouros 2017/1: matrículas dos convocados no SiSU e PAS irão de 3 a 7 de fevereiro

O prazo para que os estudantes selecionados, na primeira chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e no Processo de Avaliação Seriada (PAS), façam a matrícula começa nesta sexta-feira (3/2) e prossegue até o dia 7/2/2017. Na UFLA, as matrículas serão feitas presencialmente (na Diretoria de Registro e Controle Acadêmico – DRCA, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas) ou mediante o envio dos documentos exigidos.

Para se matricular, o estudante deverá entregar à DRCA os documentos exigidos nas instruções referentes à sua modalidade de ingresso. Essa documentação também pode ser enviada por Sedex com data de postagem até 7 de fevereiro.

O site da DRCA possui uma página específica para os calouros ingressantes no primeiro período de 2017. Nesse endereço, é possível consultar a convocação atual, fazer download da ficha-cadastro (disponível a partir do dia 3, às 8 horas) e da declaração étnico-racial, e acessar as informações necessárias para a matrícula. Confira, nas instruções abaixo, essas informações – incluindo a documentação exigida:

SiSU

PAS

Segunda chamada

A segunda chamada está prevista para o dia 20 de fevereiro, para o SiSU e para o PAS. A matrícula dessa chamada será de 3 a 7/3/2017. Nas instruções de matrícula, é possível visualizar as datas previstas para as demais chamadas.

Lista de Espera do SiSU

Até o dia 10 de fevereiro, está aberto o prazo para inscrição na lista de espera do SiSU. Além dos não selecionados, quem foi selecionado apenas para o curso da segunda opção, mas deseja cursar a primeira, também pode participar, independentemente de ter feito a matrícula. A participação na lista de espera está restrita à primeira opção de vaga do candidato.

A adesão deve ser feita no site do programa, bastando clicar no botão correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera. Atenção: certifique-se de que sua manifestação foi realizada. Ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação. Como as próximas convocações serão feitas pelas instituições de ensino, os candidatos devem acompanhar as chamadas junto às instituições – na UFLA, pelo site: www.drca.ufla.br.

Início do período 2017/1

De acordo com o calendário acadêmico dos cursos de graduação, a previsão de início do período letivo 2017/1 é no dia 2 de maio.

Vagas e cursos

A UFLA oferece 1305 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2017. Dessas, 60% são destinadas ao processo seletivo do SiSU – ou seja, 783. Já uma parcela de 40% corresponde aos candidatos oriundos do PAS. No segundo semestre, todas as vagas são concorridas pelos candidatos inscritos no SiSU.

As vagas disponibilizadas para o período letivo 2017/1 são para os cursos de Administração, Administração Pública, Agronomia, Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciência da Computação, Direito (Bacharelado), Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Materiais, Engenharia Florestal, Física (licenciatura), Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Letras (Português e Inglês – Licenciatura), Matemática (Licenciatura), Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Química (Licenciatura), Sistemas de Informação e Zootecnia.

Cotas na Universidade

A UFLA, conforme a Lei nº 12.711/2012, destina atualmente para os seus processos seletivos para os cursos de graduação 50% das vagas para candidatos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública. Dentro desse percentual de vagas reservadas, há uma divisão em 4 grupos de vagas (cotas), de acordo com critérios de raça e de renda. Os grupos são os seguintes:

• Grupo 1 – vagas reservadas para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Grupo 2 – vagas reservadas para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Grupo 3 – vagas reservadas para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • Grupo 4 – vagas reservadas para estudantes que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Saiba mais detalhes sobre a vida acadêmica no Blog do Calouro.