Evento sobre sustentabilidade e gestão das águas terá palestrantes de organizações da Suiça – inscrições abertas

Clique na imagem para ampliar.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebe nos próximos dias, para proferirem palestras e seminários, o pesquisador do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Berna (Suiça) Andreas Kläy e o ativista internacional Franklin Frederick (Movement of Citzenship Waters, Switzerland/Brazil). O evento internacional em que farão suas apresentações é organizado pelo Núcleo de Estudos em Administração Pública e Gestão Social (Neapegs), com o apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).

As atividades ocorrerão na UFLA nos dias 13/2 e 14/2 e serão abordadas questões ligadas à sustentabilidade e à gestão das águas. Também integra a programação um seminário a ser promovido na cidade de Cambuquira (MG), de 1º/2 a 11/2.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão (SIG eventos). O evento, apesar de ser de interesse direto de estudantes da área de Administração, não é restrito a esses públicos. Na UFLA, as palestras e seminários serão realizados no Anfiteatro do Bloco 3, do Departamento de Administração e Economia (DAE).

Programação:

1/2 a 11/2

8h – 12h30 = Seminário “Transformação local para o desenvolvimento sustentável”. Palestrante: Andreas Kläy. Local: cidade de Cambuquira.

13/2

14h – 16h = Palestra “Contexto Histórico e Perspectivas para a criação da Universidade das Águas”. Palestrante: Franklin Frederick. Local: UFLA.

16h – 18h = Palestra “Rethinking Science for Susteinable Development”. Palestrante: Andreas Kläy. Local: UFLA.

14/2

10h – 12h = Palestra “Centre for Development and Environment CDE – projetos e parcerias entre UFLA e Universidade de Berna”. Palestrante: Andreas Kläy. Local: UFLA.

Os palestrantes

Entre as qualificações que identificam os palestrantes, destacam-se:

Andreas Kläy – trabalha com a temática de “Education for Sustainable Development”. É docente da Universidade de Berna e da Universidade de Ciências Aplicadas de Zurique (ZAHW). É um pesquisador e extensionista de reconhecimento internacional pela inovação conceitual e metodológica na área de desenvolvimento sustentável, especialmente, no que diz respeito à metodologia Learning for Sustainability (LforS): desenvolvimento conceitual e moderação de processos de aprendizagem.

Franklin Frederick – é ativista internacional no âmbito do Movement of Citizenship for the Waters, Switzerland/Brazil. Integra a comunidade internacional que reconhece instituições que se comprometem a água potável como direito humano, patrimônio comum e de interesse público. Teve atuação determinante para que a UFLA fosse reconhecida com o título de “Universidade Azul”.

UFLA: Universidade Azul

Em 13 de maio de 2016, durante conferência internacional realizada na Universidade de Berna, a UFLA recebeu o certificado Blue University, instrumento que reconhece a instituição brasileira como defensora dos recursos hídricos compartilhados, a partir da experiência que possui com a produção, tratamento, uso e reaproveitamento da água. Além da UFLA, apenas a Universidade de Berna possui o selo de “Universidade Azul”.

Posteriormente, foi assinado um protocolo de intenções entre a UFLA e a Universidade de Berna, que visa estabelecer colaborações em diferentes níveis, com trocas de material acadêmico, visitas às instituições, intercâmbio de estudantes, professores e técnicos administrativos, desenvolvimento de projetos de comum interesse, organização de eventos conjuntos e, sobretudo, o comprometimento das duas instituições “selo azul” em propagar o crescimento sustentável em torno da utilização da água como bem comum e principalmente nos ideais de uso da água de forma apropriada.