SiSU 2017: inscrição pode ser realizada até 29 de janeiro – estude na UFLA!

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta quinta-feira (26/1) a prorrogação nas inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que poderão ser realizadas até o próximo domingo (29/1) no site sisu.mec.gov.br.

Por meio do SiSU, os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. Os estudantes que participaram do Enem 2016 e que obtiveram nota na redação superior a zero poderão se inscrever no Sisu 2017. Será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2016.

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) disponibiliza 783 vagas para os candidatos provenientes do SiSU – ou seja, 60% da oferta para o primeiro período letivo. Já outras 522 vagas, 40%, são destinadas para os estudantes oriundos do Processo de Avaliação Seriada (PAS). No total, a UFLA oferta 1305 vagas no primeiro período letivo. Das vagas do SiSU, 390 são para candidatos de ampla concorrência e 393 para cotistas (em obediência à Lei 12.711/2012).

No site da Diretoria de Processos Seletivos há uma página dedicada ao SiSU 2017/1. Nela, é possível visualizar as 26 opções de escolha de cursos para o estudante. Entre elas, está a opção Área Básica de Ingresso (ABI-Engenharia), que inclui quatro cursos de Engenharia: Civil, de Materiais, Mecânica e Química. O estudante ingressante em ABI-Engenharia poderá fazer a opção por seu curso, com base nos resultados de seu desempenho acadêmico, depois que cursar o primeiro período com disciplinas do Núcleo de Conteúdos Curriculares Comuns das Engenharias (NCCE).

O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. O candidato poderá se inscrever no SiSU (sisu.mec.gov.br/) em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 ou a vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota.

Cronograma

O resultado (chamada regular) do SiSU será disponibilizada em 30 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula de 3 a 7 de fevereiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30/1 a 10/2.

Veja aqui outras informações sobre o SiSU na UFLA (termo de adesão, cronograma, peso das áreas no Enem, notas de corte anteriores e legislação).

Confira aqui a lista de cursos de graduação da UFLA.

Nota do MEC a respeito da prorrogação do Sisu:

1. Em atenção aos estudantes que manifestaram o pedido e em virtude das dificuldades de acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nos primeiros dias, o MEC decidiu prorrogar o prazo de inscrições em 48 horas, ou seja, até o próximo domingo, 29 de janeiro, às 23h59 (horário de Brasília). A divulgação dos resultados está mantida para segunda-feira, dia 30;
  2. O Sisu registrou até as 18h desta quinta-feira 2.090.451 de inscritos e 4.033.178 de inscrições. Vale lembrar que cada candidato pode escolher até duas opções de curso;
  3. O único critério para a aprovação é a nota do Enem 2016; não importa o dia em que o candidato faça a inscrição;
  4. As inconsistências encontradas no sistema, que dificultavam o acesso de candidatos das primeira e segunda aplicações, foram sanadas. Se houver qualquer outro problema pontual, o candidato deve entrar em contato com o MEC por meio do telefone 0800-616161 ou pelo e-mailouvidoria@mec.gov.br.

Camila Caetano – jornalista/ bolsista UFLA e Mateus Lima– jornalista DCOM/UFLA.