Projeto Rondon: equipe da UFLA participa da Operação Tocantins nos próximos dias

No dia 18, começa a viagem dos rondonistas da UFLA que participarão da Operação Tocantins. Um grupo de 8 estudantes e 2 professores teve sua proposta selecionada pelo projeto Rondon e desenvolverá oficinas e outras atividades de extensão, de 22 de janeiro a 5 de fevereiro, na cidade de Aliança do Tocantins. No dia 18, eles vão de Lavras para Belo Horizonte; de lá, seguem para Palmas, onde receberão orientações finais na sede da operação; e posteriormente se deslocarão para Aliança do Tocantins.

As ações desenvolvidas pela equipe serão no âmbito do conjunto B do projeto: envolvem Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho. Serão realizadas oficinas sobre finanças pessoais, constituição de cooperativas, horta vertical, produção de doces e construção de ar-condicionado a partir de garrafas pet. Gincanas e exibições de filmes também integram as ações. O grupo também arrecadou roupas e livros, que serão doados à cidade. A equipe da UFLA trabalhará com um grupo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que desenvolverá ações nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde.

Para a operação, a coordenadora da equipe, professora Mariana Mansanares realizou, em outubro do ano passado, uma viagem precursora. Em Palmas (TO), esteve no batalhão que será a sede da operação; e em Aliança do Tocantins reuniu-se com lideranças locais para definir detalhes da programação. Esta é a segunda vez que a docente participa do Rondon: “É uma lição de vida e de cidadania, porque possibilita o contato com pessoas de realidades muito diferentes”, declarou.

“Este contato com realidades que não vemos dentro da Universidade, proporcionada pelo projeto, é uma experiência única. E a multidisciplinaridade traz riqueza à proposta”, comentou o professor Gustavo Costa de Souza, coordenador adjunto do projeto.

O caráter multidisciplinar é um reflexo da equipe e dos cursos de graduação: Bárbara Gazolla (Agronomia), Carolina Domingos (Engenharia Agrícola), Fernando Luiz Cruz (Eng. Agrícola), Francielle Neri (Eng. Florestal), Jade Zanini (Eng. Agrícola), Lucas Passos (Eng. Agrícola), Marcella Fonseca (Administração Pública) e Monique Paludetti (Medicina Veterinária).

O projeto da UFLA foi pré-selecionado na Universidade. Uma das idealizadoras, a estudante Jade Zanini era interessada em participar há anos: “Não pude participar em 2015 porque estava no Ciência Sem Fronteiras. Quando voltei, procurei a professora Mariana e me reuni com o grupo. Estamos entusiasmados em fazer um projeto que contribua com a sociedade e com o nosso crescimento pessoal”, declarou.