Comitiva da UFLA visita São Sebastião do Paraíso para avaliar pertinência de novo câmpus

paraiso2
Comitiva avalia condições para implantação de câmpus avançado em São Sebastião do Paraíso

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, acompanhado da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, fizeram uma visita técnica em São Sebastião do Paraíso, à convite do deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), para avaliar as condições locais e a pertinência de implantação de um câmpus avançado da UFLA.

O encontro ocorreu na manhã de terça-feira (27/12), na Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, seguida de visitas técnicas às instalações em construção do SESC/Laces, do Parque de Exposições e da Arena Olímpica.

Além dos professores Scolforo e Édila, a comitiva da UFLA foi composta pelo pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins; o assessor para Assuntos Interinstitucionais, professor José Maria de Lima; o superintendente de Gestão, professor João Chrysostomo de Resende Júnior; o prefeito do Câmpus, professor Jackson Antonio Barbosa e o arquiteto Giovani Salomão.

A comitiva foi recebida pelo deputado Carlos Melles, deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB-MG), prefeito Walker Américo Oliveira (PTB), vice-prefeita eleita Dilma Oliveira, vereadores eleitos para o próximo mandato e lideranças da região.

A avaliação técnica foi realizada com vistas à atualização do projeto encaminhado em 2009, após aprovação do Conselho Universitário (CUNI/UFLA), e somente agora retomado pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto em análise aborda o estudo de viabilidade de implantação de câmpus avançado no município de São Sebastião do Paraíso, onde a equipe da UFLA visitou três locais para compor a análise de pertinência para seu futuro aproveitamento.

Durante a reunião, houve o questionamento se a UFLA mantinha o interesse no projeto aprovado no CUNI em setembro de 2009 e encaminhado para avaliação do MEC. O reitor apresentou sua opinião pessoal, corroborada pela equipe técnica da UFLA que o acompanhava. Entre os pontos abordados pelo reitor, destacam-se:

1. São Sebastião do Paraíso é uma cidade importante do Sul de Minas, em região estratégica, próxima a cidades do interior de São Paulo, em forte expansão e desenvolvimento, como Franca e Ribeirão Preto.
  1. A região tem representação política para garantir os condicionantes apresentados;
  1. Os cursos previstos no projeto deverão ser focados na inovação tecnológica, sempre alicerçados na qualidade já consolidada pela UFLA;
  1. Existe uma forte demanda local e o projeto apresentado pelo UFLA tem excepcional qualidade, do ponto de vista educacional e social, ampliando e democratizando o acesso ao ensino superior público;
  1. Um dos locais visitados apresenta condições excelentes para receber um câmpus federal avançado. Área pavimentada com 150 mil m2, com toda estrutura de água, águas pluviais, esgoto e energia elétrica subterrânea (incluindo duas estações de recebimento de energia).

Porém, para a sua concretização, há uma série de pendências complexas a serem solucionadas no câmpus da UFLA (sede em Lavras). Entre eles, foram registrados pelo reitor como prioridades:

1. O recebimento dos códigos de vagas para contratação de professores e técnicos administrativos, já pactuados com o MEC em 2014, 2015 e 2016 e ainda não viabilizados;
  1. Garantias de recursos adicionais para a UFLA concluir todos os projetos em andamento em Lavras;
  1. Garantias de recursos para avançar em estruturas de alta importância para a UFLA, como um completo laboratório multiusuário e nova Biblioteca Universitária, além de infraestruturas necessárias à conclusão do projeto de expansão em curso na Instituição;
  1. Recursos integrais, em única parcela, para a implantação do câmpus em São Sebastião do Paraíso;
  1. Códigos de vagas de professores e técnicos administrativos, integralmente e no conjunto previsto no projeto, para que haja a garantia de que não haverá descontinuidade com mudanças no governo;
  1. Concordância do MEC com todos os termos;
  1. Concordância do Conselho Universitário da UFLA, com a atualização do projeto e aprovação de todos os termos apresentados.

Para finalizar, Scolforo reforçou que esse é o reinício de um longo caminho, iniciado em 2008, sob o reitorado do professor Antônio Nazareno Mendes, quando foi instituída Comissão Especial designada para avaliar as condições para uma possível expansão para um câmpus avançado.

“Nesse ponto da trajetória, há condicionantes difíceis de serem atendidos em momento tão complexo vivenciado pelo País. Entretanto, a aprovação do projeto pelo CUNI em 2009 e só agora retomado pelo MEC, e o apoio irrestrito do deputado Carlos Melles para que o projeto seja viabilizado, leva a Direção Executiva da UFLA a buscar soluções que fortaleçam a Instituição, com respeito, responsabilidade e cuidado com as comunidades envolvidas”, argumentou.

Reunião em São Sebastião do Paraíso, à convite do deputado federal Carlos Melles, coloca projeto da UFLA em avaliação