Professores da UFLA coordenam simpósios e recebem medalha na Austrália

patricia-paiva-medalha-ishsA Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (ISHS, sigla traduzida do inglês) realizou, de 20 a 25 de novembro, vários simpósios simultaneamente, em Cairns, Austrália. Nesse megaevento, denominado International Symposia on Tropical and Temperate Horticulture, dois professores da UFLA coordenaram simpósios com temas específicos, mediante convite. A professora Patrícia Paiva (DAG) esteve à frente do I International Symposium on Urban Landscapes in Tropical Cities e o professor Renato Paiva (DBI) coordenou o I International Symposium on Vegetative Propagation and In vitro Cutlure of Tropical Plants.

renato-paiva-medalha-ishsAmbos receberam a Medalha ISHS, um reconhecimento pelos serviços prestados àquela sociedade internacional. Houve uma cerimônia de premiação durante o evento.

A professora Patrícia também ministrou a palestra Historical Gardens in Brazil durante o Mechanics of Urban Greening Symposium, promovido pelo Instituto de Horticultura Australiano (AIH, sigla do inglês). Nessa palestra, ela apresentou parte da pesquisa que coordena na UFLA: o estudo resgata as alterações que praças de cidades históricas da região da Estrada Real sofreram ao longo do tempo. A docente ainda integrou uma mesa-redonda com outros profissionais da área de paisagismo da Austrália e Singapura, evento coordenado pelo apresentador de TV australiano Don Burke.

mesa-redonda-ishsA ISHS é uma sociedade que possui mais de 5 mil membros em todo o mundo. Uma de suas principais atividades é a realização de eventos temáticos na área de Horticultura e, neste ano, ela tomou a iniciativa de realizar vários simpósios simultaneamente.

Na Austrália, os professores da UFLA realizaram uma visita técnica à University of Adelaide. Visitaram laboratórios e áreas experimentais, e se reuniram com o diretor do câmpus de Agronomia, com quem discutiram possibilidades de intercâmbio e parcerias.

Fisioterapia: Coordenadoria de Saúde disponibiliza 4 novas vagas para servidores e estudantes

fisioterapia3A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), por meio da Coordenadoria de Saúde, informa à comunidade acadêmica que estão disponíveis quatro vagas para atendimento a novos pacientes no serviço de Fisioterapia.

Os interessados devem comparecer,  na quinta-feira (22/12), à Coordenadoria de Saúde (Câmpus Histórico). A partir das 7h, e por ordem de chegada, serão feitas avaliações das necessidades de tratamento dos pacientes e sua compatibilidade com a estrutura do serviço atualmente existente na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Sobre o serviço de Fisioterapia

Em 2016, a Praec passou a oferecer atendimentos de Fisioterapia a estudantes e servidores, com consultas eletivas.  No primeiro atendimento, é sempre realizada uma avaliação do caso pelo fisioterapeuta, a partir da qual ele pode optar por uma das seguintes alternativas:

– se os equipamentos e materiais disponíveis na UFLA, no momento, forem adequados e suficientes ao caso, a série de atendimentos é iniciada;

– Se os equipamentos e materiais disponíveis na UFLA, no momento, não atenderem à demanda do caso, o paciente é encaminhado para uma clínica de fisioterapia com a estrutura necessária. Posteriormente, o paciente poderá retornar ao serviço de Fisioterapia da UFLA, em estágio em que a infraestrutura existente na instituição já permitir continuidade do tratamento;

– Caso o diagnóstico indique a necessidade de atividades mais adequadas ao caso, o usuário será orientado a procurá-las. São exemplos as orientações para atividades físicas específicas, tais como RPG e pilates.